Panna cotta de frutas vermelhas

Panna cotta de frutas vermelhas (Receita adaptada do blog http://www.mepassaocardapio.com/2011/04/cozinhe-voce-mesmo-12-panna-cotta-com.html)

Esta será a receita de estreia! Para comemorar o dia das mães, uma receita fácil e saborosa que achei navegando pelo mundo das receitas online, fiz e aprovei! Pannacota é um tradicional doce italiano (significa literalmente “nata cozida”), preparado geralmente com creme de leite cozido com gelatina, baunilha e açúcar e servido na companhia de frutas ou chocolate.

Vamos à receita:

Ingredientes:

500 ml de creme de leite fresco
100 g de açúcar
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 envelope de gelatina sem sabor (24g)
3 colheres de sopa de água (eu usei água de rosas, para fazê-la é só deixar pétalas de rosas brancas imersas em água em um pote, na geladeira, por cerca de 3 dias)

Calda de frutas vermelhas:
1 xícara de frutas vermelhas à gosto, eu usei mirtilos e morangos mas, pode-se usar qualquer outra (até congelada)
½ xícara de açúcar
½ limão espremido
20 ml vinho (o “mais correto” é usar vinho do Porto, eu usei o tradicional tinto suave mesmo )

Modo de fazer:

Hidrate a gelatina com as 3 colheres de água e reserve. Em uma vasilha, junte o creme de leite e o açúcar, leve para cozinhar em banho-maria mexendo sempre até dissolver todo o açúcar. Tire do banho-maria, adicione a gelatina e continue mexendo, por último, para não perder o sabor e o aroma, acrescente a essência de baunilha.

Despeje esse creme em forminhas individuais ou num pirex e leve para gelar por no mínimo 5 horas, ou o máximo que resistir!

Para a calda de frutas vermelhas, amasse todos os frutos, com um garfo mesmo, junte o açúcar e o limão e leve ao fogo baixo, mexendo às vezes, até engrossar. Não é necessário que se acrescente água já que as frutas contém suco o suficiente, principalmente se forem congeladas.

Montegem:

Desenforme a panna cotta, aquecendo as forminhas em água quente, mas tomando cuidado para não deixar entrar água e sirva com a calda.

Sugestão:

Para obter uma panna cotta de chocolate, acrescente 50g de cacau em pó à mistura de creme de leite, antes de levar ao fogo.

Você não vai se arrepender de testar essa receita, faça e me conte se gostou, ok? Qualquer dúvida que aparecer sinta-se à vontade para perguntar nos comentários.

Até a próxima, boa sorte e bom apetite!

   016     019 

Hmmm! Olhem aí a minha panna cotta como ficou!

Maria Sônia

Anúncios

4 pensamentos sobre “Panna cotta de frutas vermelhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s