Bolo de banana

Há vários tipos de bolos de banana, aqui em casa mesmo fazemos três. Este é um deles, muito bom por sinal e um dos mais bonitos :). A receita é prática pois não leva gemas, só claras. É boa para ser feita com aquelas claras que sobraram de outra preparação. Além disso, é útil por que utiliza as bananas madurinhas e esquecidas na sua fruteira. Então, vamos à receita:

Ingredientes:

Massa:

4 claras

1 e 1/2 xícaras de açúcar

2 e 1/4 xícaras de farinha

1 xícara de leite

1/2 xícara de gordura vegetal ou margarina

1 colher de fermento em pó

1 colher de chá de essência de baunilha

1/4 de colher de chá de essência de amêndoas ou de coco

Cobertura:

1/2 xícara de açúcar

3 bananas nanicas grandes e maduras

Modo de preparo:

Massa:

Bata as claras em neve, em seguida, ainda com a batedeira ligada, adicione parte do açúcar (1/2 xícara) aos poucos até que se obtenha um suspiro. Tire a mistura da batedeira e reserve. Coloque o restante do açúcar e todos os outros ingredientes da massa na batedeira e bata por cerca de cinco minutos. Manualmente, misture as claras delicadamente. Reserve.

Cobertura:

Em uma forma grande para pudim derreta o açúcar, sem deixá-lo queimar, e caramelize toda a forma. Pique as bananas em rodelas e vá dispondo-as no açúcar cobrindo toda a forma.

Coloque a massa antes reservada nessa forma caramelizada e leve ao forno pré-aquecido (o convencional à cerca de 200ºC) de trinta a quarenta minutos.

bolo de banana 001        bolo de banana 003

Aproveite esse bolo delicioso! Até a próxima!

Maria Sônia

Anúncios

8 pensamentos sobre “Bolo de banana

  1. Olá Maria Sônia,
    Lindo seu bolo de banana!!!! E pelo que percebi muito fácil de fazer e parece saborosíssimo, ótimo para um café ou chá da tarde. Irei experimentar.
    Abs,
    Chris

    • Olá Chris, obrigada, modéstia à parte ele é lindo mesmo, e gostoso também. E você está certíssima, combina super bem com um cafezinho. Se fizer a receita me conte os resultados! Abraços pra você também, volte sempre!

  2. Adorei a receita!!!
    Vou experimentar e se der certo vai virar item obrigatório aqui em casa…não gosto de massas com gema, ficam muito calóricas.
    Obrigada pela receita!

  3. Oi Maria..eu adoro bananas e nunca sei o que fazer com elas quando elas já estão passando do ponto de maduras.. com certeza, vou reproduzir sua receita e venho depois te contar! rs
    Foi um prazer sua visita no meu blog..espero que volte mais vezes! um beijo, e sucesso!

    • Sim, essa é uma ótima forma de evitar desperdício! Faça sim, vai gostar! Eu que agradeço sua visita por aqui. Voltarei com certeza! Sucesso pra você também, obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s