Batatas recheadas

Esta receita possibilita uma grande gama de variações, usando diferentes recheios. Agrada a todos e é um prato muito bonito e saboroso. Vamos à receita:

Ingredientes:

8 batatas médias

2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

2 ovos (gemas e claras separadas)

Meia xícara de requeijão

100 gramas de queijo parmesão ralado na hora

3 colheres de sopa de salsinha picada

Noz moscada, pimenta do reino branca e sal a gosto

Modo de preparo:

Lave as batatas e cozinhe-as na panela de pressão imersas em água contando cerca de cinco minutos após pegar a pressão.  Deixe, após apagar o fogo, que a panela perca a pressão naturalmente (quedas bruscas na temperatura “racham” as batatas). Tire as batatas da panela e deixe-as esfriar o suficiente para que possam ser manuseadas. Em seguida, corte a parte de cima de cada batata, no sentido do comprimento, retire a polpa com uma colher formando uma cavidade. Para o recheio só a metade da polpa retirada será usada, passe-a no espremedor até que se forme um purê. Coloque o purê em uma tigela, adicione uma colher e meia da manteiga, o requeijão, a salsinha, a noz moscada e as gemas, uma a uma, mexendo sempre. Junte o parmesão à mistura e por último adicione as claras batidas em neve (bem firmes), misture delicadamente. Prove o sal e acerte se necessário. Distribua a meia colher de manteiga restante nas batatas, colocando um pouquinho em cada cavidade. Recheie, então, as batatas generosamente. Leve-as ao forno (+/-200°C), pré-aquecido, por aproximadamente 30 minutos. Sirva quente.

Dicas e sugestões:

Você pode tanto retirar o queijo da receita como acrescentar os ingredientes de sua preferência, vão bem: bacalhau dessalgado e desfiado, frango, carne seca, bacon, presunto, etc. O requeijão pode ser substituído por creme de leite. Qualquer tipo de batata pode ser usado, eu usei a comum, Monalisa. Há que as embrulhe em papel alumínio na hora de assar, não é necessário que o faça nesta receita.

batata recheada1      batata recheada2

Faça e me conte como ficou a receita e se gostou, qualquer dúvida/sugestão/reclamação fique a vontade para comentar abaixo. Até a próxima, bom apetite! Abraços, Maria Sônia.

Anúncios

10 pensamentos sobre “Batatas recheadas

  1. Gostaria de saber como poderia trabalhar com atendimento ao público e ter um atendimento rápido, sendo que tenho que assar as batatas por 30 minutos. Isto é muito demorado. Como fazer para comercializar de forma prática e rápida. um gde bj. Obrigada.

    • Olá Ana Cláudia! Você pode deixar as batatas recheadas pré-prontas e terminar de assá-las no momento de servir, ainda é possível trabalhar com forno combinado, diminuindo o tempo de preparo. Abs, Maria Sônia.

      • obrigada Sonia.
        poderia me dizer neste caso de pré pronta como seria? e oque é forno combinado? bjs ana

      • Prepare como indicado na receita, em seguida, leve ao forno apenas por uns 20 minutos, deixando para terminar de assar no momento em que for servir. Você também pode congelá-las, para isso, recheie-as e leve ao freezer em uma forma, depois de congeladas, mantenha-as em sacos plásticos. Assim podem ser armazenadas por até 2 meses. O forno combinado é capas de grelhar, assar, descongelar, tudo ao mesmo tempo e com temperatura e umidade controlados. Combinando ar quente seco e vapor. Abs, Maria Sônia.

    • Que bom que gostou Letícia! Fique a vontade para fazer as modificações que achar necessárias e adaptar a receita a seu gosto! Depois me conte como ficou e se foi aprovada!
      Abs, Maria Sônia.

  2. Adorei a receita, prática, saborosa e super fácil de fazer.
    Só fiquei com uma dúvida: utilizei o restante do purê para servir com uma saladinha, mas teria como agregá-lo a outras receitas?
    Obrihada! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s