Molho de tomates

Mesmo com o tomate com os preços tão altos ultimamente compensa ainda fazer este molho que não se compara a nenhum outro molho pronto, é uma delícia! Você também pode comprar os tomates quando estiverem mais em conta, lavá-los retirar a pele e congelar, assim você prepara o molho quando precisar sem pagar muito.

Ingredientes:

3 kg de tomates maduros(usei o do tipo Débora)

1colher de sopa de sal

1 colher de sopa de açúcar mascavo

1 cebola média

3 dentes de alho

2 colheres de óleo

1 folha de louro

Modo de preparo:

Lave os tomates e coloque-os em uma vasilha grande, cubra-os com água fervendo e deixe por uns 5 minutos. Retire a pele dos tomates e reserve.

Pique a cebola e o alho e coloque-os em uma panela com óleo, deixe dourar e acrescente os tomates, o sal, o açúcar e o louro. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo mexendo de vez em quando. Aumente o fogo e mexa o molho por mais uns 10 minutos ou até ficar na consistência desejada, prove o sal e está pronto para servir.

OBS: não é necessário acrescentar água, pois, os tomates tem suco suficiente.

Dica:

Dependendo da consistência que você deixar o molho poderá até servi-lo como uma maravilhosa sopa. Depois de frio guarde-o na geladeira, cubra a vasilha com papel filme antes de por a tampa, para não juntar água da transpiração, assim o molho dura muito mais. Se sobrar, claro!

molho de tomates Está aí o meu molho, usado em um macarrão ao sugo clássico, recomendo mesmo!

Até a próxima!

Maria Sônia

Anúncios

9 pensamentos sobre “Molho de tomates

  1. Pingback: Canelone de folhas de beterraba | Maria mestre-cuca

  2. Pingback: Berinjela recheada vegetariana | Maria mestre-cuca

  3. Pingback: Nhoque | Maria mestre-cuca

  4. Olá Maria!
    Primeiramente obrigada por seu comentário em nosso blog http://lojakaianiblog.wordpress.com/. Ficamos felizes em ver que estão gostando das nossas postagens! O seu blog por sinal é uma delicia só né? Esse molho de tomate parece sensacional, mas a esta hora e com esse friozinho ficamos todos sonhando com a sua nega maluca que parecia estar fofinha e deliciosa!… Vamos tentar essa sua receita! Parabéns pelo seu blog, muito bacana!
    Um grande abraço,
    Karina e toda equipe Loja Kaiani!

    • Olá Karina! Muito obrigada! A nega maluca está mesmo ótima, estava, por que dela só restam fotos e lembranças rs Tentem sim e me contem como ficou! Obrigada novamente, será sempre bem vinda por aqui!
      Abs, Maria Sônia.

  5. Ah, então o ingrediente secreto era açúcar mascavo?! E tenho uma pergunta: como eu acrescento os tomates à receita? Picados, pela metade, sem as sementes? Parabéns pelo blog!

    • Olá Rodolfo, sim, esse é o segredo!
      Normalmente eu corto os tomates ao meio, mas, se quiser agilizar pode cortá-los em pedaços menores. Já as sementes, não costumo tirá-las, elas auxiliam à amenizar a acidez do tomate, caso não goste, pode retirá-las sem problema.

  6. Oi Maria!

    Adorei o seu blog 🙂
    Muita receita inspiradora!

    Você teria alguma sugestão de caldo de legumes para bebês e crianças pequenas? Queria uma para compartilhar lá no blog (dando os devidos créditos, claro!)

    Beijos,

    • Olá Carla, que bom que gostou, fico feliz!
      Há muitas opções para bebês e crianças pequenas…
      Para os meus pequenos fazia sempre uma receita nutritiva e super fácil:
      100g de músculo bovino moído, refogado sem gordura já na panela de pressão. Adicionando 50g de mandioquinha, 50g de batata, 50g de cenoura, todos cortados e mais 300ml de água, levando ao cozimento na pressão por 10min. Triturava tudo e engrossava com farinha de aveia ou neston. Evitava condimentos e usava sal, pouco, só se necessário mesmo.
      É mais saudável, saboroso e barato que as papinhas e sopinhas que se encontra no mercado. Faça e me conte se foi aprovado! Até a próxima.
      Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s