Sardinha a escabeche

Para quem gosta de peixes esta é uma ótima variação, para quem não gosta é uma nova oportunidade de dar chance à um alimento tão nutritivo e saboroso! Fonte rica de proteína, cálcio, selênio, vitaminas B12 e D ( nutrientes essenciais para a boa nutrição), a sardinha possui os três tipos de ômega: 3, 6 e o 9. Especialistas acreditam que o seu consumo seja capaz de reduzir o risco de infarto, baixar o nível de triglicérides no sangue e também auxiliar na prevenção de diabetes, osteoporose e enxaquecas. Vamos a essa receita de saúde: Sardinhas a escabeche!

Ingredientes:

1 kg de sardinha

½ xícara de óleo

½  xícara de vinagre

2 tomates

1 cebola grande

2 folhas de louro

½ pimentão vermelho

½ pimentão amarelo

1 colher de sopa rasa de sal grosso

Modo de preparo:

Limpe as sardinhas ou já as adquira limpas (eu costumo retirar a espinha central sem dividi-las em filés, assim ficam mais saborosas). Reserve.

Corte os tomates e a cebola em rodelas médias e os pimentões em tiras.

Em uma panela de pressão vá formando camadas intercalando sardinhas, tomates, cebolas e pimentões, faça estas camadas até terminar todos os ingredientes. Em seguida, coloque o sal, as folhas de louro, o vinagre e o óleo.

Tampe a panela e leve ao fogo, deixe cozinhar por 15 minutos após pegar pressão então desligue a, deixe que a pressão saia naturalmente e as sardinhas estarão prontas. Na hora de servir decore o prato como preferir, eu usei pimentas-rosa frescas.

Dicas:

Caso não goste muito de pimentão, exclua-o da receita, coloque-o em menor quantidade ou asse-os antes.

Para assar os pimentões:

Espete os pimentões inteiros em um palito de churrasco e asse-os na chama do fogo, em seguida molhe-os e retire a pele deles, assim o sabor não ficará tão acentuado.

A sobra dos pimentões assados tempere com azeite, orégano e um pouquinho de sal e guarde para serem consumidos em saladas, molhos, sardelas, etc.

  sardinha3  sardinha1  sardinha2

Experimente! Até a próxima!

Maria Sônia.

Anúncios

13 pensamentos sobre “Sardinha a escabeche

  1. Pingback: Croquete de sardinha | Maria mestre-cuca

  2. Olá Maria, adorei teu blog, nossa…
    O meu é novinho ainda, e eu posto só porque gosto mesmo de cozinhar. Você é formada em gastronomia?
    Adorei, ainda mais esta receita, amo…
    parabéns.

    • Olá! Obrigada, fico feliz que tenha gostado! Começou muito bem, tenho certeza que seu blog se tornará um sucesso! Já fiz inúmeros cursos especializados em massas, confeitaria, pães, etc e acabo de concluir o técnico de cozinha, mas gastronomia ainda não, cozinho desde pequena! Eu também adoro essa sardinha, super saborosa! Até a próxima! Abs, Maria Sônia.

      • Entendi, eu estava querendo fazer uns cursos também, mas com o tempo curto da faculdade de odontologia não dá.
        Somente nas férias mesmo, mas quem quer deixar de curti-las né? hahahaha
        Mas ainda farei meus cursos.
        Eu cozinho desde os meus 14 anos mais ou menos… Nada de tão especial…
        Beijos

      • Não menospreze seu histórico culinário rs, quem é capaz de colocar tempo, paciência e carinho no preparo dos alimentos é especial, sem dúvidas, é o seu caso! Tenho certeza que conseguirá realizar os cursos que deseja, eu indicaria o de confeitaria ou de bolos e pães, são sempre ótimos! Abs, Maria Sônia.

  3. Yummy!!! Adoramos esta sardinha Maria!!! Obrigada pela visita no blog, lá tentamos espalhar o gostinho de preparar doçuras por ai 🙂
    Volte mais vezes para visitar 😉 beijos

  4. Adorei essa receita! Adoro sardinhas! Uma vez comi sardinha feita (acredito eu) dessa forma, na pressão, com temperos, e achei divina! Nunca procurei receita de como fazer, ao ver essa receita, lembrei disso. Testarei qualquer dia, apenas preciso arranjar uma panela de pressão hehehehehe
    Ah, se quiseres seguir meu blog, volta e meia coloco informações de nutrição, culinária, bem-estar…
    Abraços!

    • Que bom que gostou! São divinas mesmo essas sardinhas! Teste sim, espero que a receita faça jus a sua boa lembrança. Não vai se arrepender de investir em uma panela de pressão, são úteis e facilitam o preparo de muitas refeições saudáveis como sopas, caldos, legumes cozidos em geral…
      Ficarei de olho no seu blog com certeza!
      Abs, Maria Sônia.

    • Que bom que a dica foi útil pra você Renato! Eu também sou fã de pimentões mas, os prefiro assados como falei, ficam saborosos como os frescos porém mais digestivos e agradáveis.
      Abs, Maria Sônia.

  5. Olá, Maria! Obrigada pela visita em meu blog e pelo comentário gentil! =]
    Aliás, parabéns pelo seu blog, uma receita mais gostosa que a outra, e bem incrementadas!! Qualquer hora, me arriscarei em fazer alguma delas e coloco o resultado no meu blog!
    Tudo de bom pra você! Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s