Maçã do amor

Popular como doce típico de circos, festas juninas e zoológicos, a maçã do amor não dá muito trabalho para ser feita apenas necessita um pouquinho de prática, o resultado é delicioso! Vamos à receita!

Ingredientes:

1 e ½ xícaras de açúcar cristal (União)

½ xícara de água

½ colher de chá de corante vermelho

½ colher de chá de cremor tártaro

6 maçãs pequenas

Uma vasilha de vidro com água bem gelada

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela, com exceção das maçãs, e os misture para dissolver o açúcar. Leve ao fogo baixo e não mexa mais para que o açúcar não cristalize.

Após 15 ou 20 minutos, será necessário fazer um teste para verificar o ponto correto da calda.  Ela estará no ponto quando você, colocando aos poucos gotinhas da calda dentro da água gelada, ouvir a calda bater na água e fazer um barulhinho de vidro quebrando. Outra observação: quando a calda estiver no ponto as bolhas de ar que se criam pela fervura estarão grandes e estourando mais devagar, denotando a espessura correta.

Perfure as maçãs com palitos de madeira (de sorvete ou de churrasco, esses cortados ao meio e sem as pontas). Enfie até a metade e verifique se está bem firme.

Incline a panela com a calda, mergulhe a maçã e vire-a gentilmente, até que toda a maçã esteja coberta. Retire a maçã, deixando que o excesso de calda pingue de volta para a panela.

Ponha-a em uma bandeja coberta por papel manteiga ou alumínio e deixe que esfrie.

Faça as maçãs no dia em que forem ser consumidas, elas estragam facilmente. Para maior durabilidade evite expô-las ao calor e umidade excessivos. Se quiser, coloque-as em saquinhos de plástico, de celofane por exemplo, e enfeite com laços.

Dicas:

Caso você queira caramelizar muitas maçãs, recomendo que não faça muita calda de vez, no máximo dobre a receita,  a calda ao esfriar vai endurecendo e você terá que aquecê-la cada vez que cobrir as maçãs para a camada de caramelo não ficar muito grossa. Mas tome cuidado, aquecimentos repetitivos podem alterar o sabor, conferindo gosto de açúcar queimado à receita.

Utilize maçãs em temperatura ambiente e não recém-tiradas da geladeiras, essas estarão úmidas e irão dificultar a fixação e secagem da calda.

maça do amor1  maça do amor2  maça do amor3  ingredientes maça do amor

Experimente!

Anúncios

10 pensamentos sobre “Maçã do amor

  1. oi gostaria de saber se macas podem ir na geladeira ou pq apos retirar da calda logo enche de bolhas principalmente as coloridas

    • Olá, Josimára, não é normal que as maçãs fiquem com acúmulo de ar, se acontece é alguma coisa errada com a no procedimento do preparo, nesse caso não adianta levar para a geladeira. A não se que leve para gelar e sirva em seguida. Recomendo que, quando for preparar as maçãs do amor, não use maçãs geladas, porque por elas estarem geladas pode jogar bolhas de ar. Talvez tenha sido isso que ocorreu com as que você preparou.
      Abs, Maria Sônia.

  2. Eu também faço maçãs do amor, e uso açúcar comum. Prefiro o da marca União. E fica.muito gostoso, a calda parece vidro. Muito bom

  3. Lembranças da infância, Maria Sônia… muito “gostosa” sua receita. Achei muito boas também, as dicas que você dá no final; fazem realmente diferença como diz Nádia

    • Também tenho lindas lembranças da infância envolvendo maçã do amor Iná! Espero que as dicas ajudem a facilitar ainda mais a preparação, que já é bem simples. Obrigada pelo comentário!
      Abs, Maria Sônia.

  4. Maçã do amor é tudo de bom!! Aliás, achei muito legal as dicas que você deu na receita, esses pequenos detalhes fazem toda a diferença no resultado final, ainda mais para quem não entende muito de cozinha.

    • É tudo de bom mesmo Nádia! Fico feliz que tenha gostado! Realmente é importante deixar claros os pormenores que influenciam bastante na obtenção do resultado esperado. A ideia é mostrar que tendo em mãos boas receitas não há diferença entre quem tem ou não experiência na cozinha, todos estarão aptos a realizá-la!
      Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s