Bolo de jaca

Jaca divide opiniões, há quem a ame e há quem a odeie. Eu faço parte do primeiro grupo, adoro! Há tempos quis fazer um bolo diferente de jaca, com creme e chantilly, aí está ele! Ficou muito saboroso e delicado pois não foi usada a fruta in natura mas em compota. Apesar da preparação ter muitas etapas não é de difícil preparação. Espero que goste!

Componentes do bolo de jaca:

Compota de jaca

Pão de ló

Creme de confeiteiro

Compota de jaca

Ingredientes:

350g de jaca

1 e ½ xícara de açúcar

2 xícaras de água

Modo de preparo:

Retire os caroços dos bagos de jaca, divida-os ao meio e reserve. Em uma panela junte o açúcar e a água e leve ao fogo, deixe ferver por 10 minutos, acrescente a jaca e deixe ferver por mais 15 minutos em fogo baixo. Retire do fogo e deixe esfriando.

Pão de ló

Ingredientes:

250g de farinha de trigo

250g de açúcar

5 ovos

25g de emulsificante (para bolos ou para sorvetes, tanto faz)

1 colher de sobremesa de fermento em pó

5 colheres de sopa de água

Modo de preparo:

Ponha todos os ingredientes no bowl da batedeira e bata por 5 minutos. Unte uma forma com margarina e forre-a com papel manteiga, distribua a massa e leve para assar em forno médio preaquecido por aproximadamente 30 minutos ou até o bolo ficar assado por inteiro. Para verificar se já está assado, faça o teste do palito, enfie um palito de churrasco no bolo, se o palito sair limpo, ele já estará assado. Retire o bolo do forno e reserve.

Creme de confeiteiro

Ingredientes:

500ml de leite

4 gemas

1 ovo

8 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de farinha de trigo

2 colheres de maisena

Casca de um limão

1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo:

Retire a casca do limão cortando só a parte verde, em uma panela junte as cascas com o leite e leve ao fogo até ferver, retire do fogo e reserve. Bata na batedeira as gemas, o ovo e as oito colheres de açúcar até a mistura ficar esbranquiçada. Desligue a batedeira e junte a farinha, a maisena e a essência, ligue a batedeira e bata por mais 2 minutos. Retire a casca de limão do leite e o adicione aos poucos à mistura de gemas mexendo sempre até terminar todo o leite, volte tudo para a panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre até se tornar um creme liso e brilhante. Retire do fogo e junte a jaca sem a calda, reserve.

Montagem:

Corte o bolo em três partes no sentido do comprimento. Umedeça uma das partes com metade da calda da jaca e distribua a metade do creme reservado, sobreponha outra parte e molhe com o resto da calda, coloque o resto do creme e disponha a parte final do bolo. Cubra com papel filme e leve para gelar por 30 minutos. Enquanto isso, bata o chantilly. Retire o bolo da geladeira e remova o papel filme, ponha o bolo em um refratário e faça o acabamento desejado com o chantilly. Leve-o de volta à geladeira por no mínimo 2 horas. Sirva gelado.

   bolo jaca3     bolo jaca1

Experimente essa delícia!

Maria Sônia

Anúncios

12 pensamentos sobre “Bolo de jaca

  1. Bolo de caroço de jaca é uma delícia. O caroço após cozido e descascado até ficar branco, fica com aparência de uma castanha. Não sei como.o foi sugerido o cozimento dos caroços, mas sugiro que seja em panela de pressão por pelo menos 10 minutos após fazer a pressão. Depois pode amassar com. Um garfo, usar liquidificador ou processador. O bolo fica delicioso…..

  2. Parabéns! Maravilhosa nunca tinha feito mas vale apenas prova! Adoro jaca pricipalmente o doce de jaca, e a cocada agora, bolo de jaca, essa é novidade.

    • Rs! Muito obrigada pelo comentário minha querida. Esse bolo é realmente divino, como se diz: de comer rezando! Fiz para um dos meus aniversário, só para você ter uma ideia da minha paixão por jaca. Beijos. Maria Sônia.

  3. Temos no nosso sitio a jaca mole e a dura. O bolo nunca fiz mas com esta receita vou fazer no próximo fim de semana.

    • Olá Fátima é uma delicia ter um sítio e poder colher as próprias frutas, principalmente a jaca, pois é uma fruta que fica muito danificada ao ser transportada. Tenho certeza que sua família vai amar o bolo. Depois me fale como foi o resultado. Obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

    • Experimente, é uma fruta sem igual, não tem como comparar com outras em questão de aparência ou sabor. Às vezes é difícil achar a fruta para comprar mas, quando tiver a oportunidade faça a receita para a sua mãe, eu também acho que ela iria gostar! Obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s