Cocada

O doce de coco mais tradicional e fácil de fazer: cocada! Vamos à receita desta delícia!

Ingredientes:

1 coco médio raspado ou ralado em um ralo grosso

½ kg de açúcar cristal

100 ml de leite

1 pitada de cardamomo

Margarina para untar

Modo de preparo:

Faça um furo, retire a água, abra e raspe o coco. Coloque-o em uma panela, junte o açúcar, o leite e leve ao fogo mexendo sempre até desgrudar do fundo. Reduza o fogo, adicione o cardamomo, unte um refratário com um pouquinho de margarina e despeje a cocada. Deixe esfriar e corte no tamanho desejado.

Dicas:

Para obter cocadas escuras, assim que a receita começar a desgrudar do fundo da panela mexa-a, mas, com intervalos de tempo maiores entre as mexidas. Apenas tenha cuidado para não queimá-las, alterando o sabor.

   cocada1   cocada2

Experimente!

Maria Sônia

Anúncios

8 pensamentos sobre “Cocada

  1. Olá,Maria Sônia! Que verdadeira delícia chegar até aqui e encontrar este teu blog repleto de sabor e criatividade! Simplesmente amei e é claro que vou estar sempre por aqui! Toda a nossa família adora “cocada” e confesso que eu já fiquei curiosa pra experimentar esta tua doce receita…Deve ser maravilhosa e eu amo um docinho!!! (Rs…) Aproveito pra te agradecer pela tua visita gentil e carinhosa lá no meu bloguinho,que com certeza,me trouxe uma também doce alegria! E que bom que você gostou do nosso “cházinho” e da receitinha do “cuscuz doce de tapioca”…É bem gostoso mesmo e vale à pena fazer! Saiba que eu adorei te conhecer e seja sempre muito bem -vinda lá no meu cantinho!!!
    Tudo de bom e um abraço carinhoso pra ti!!!
    Teresa
    (do blog “Se essa lua fosse minha”)

    • Olá Teresa! Obrigada pelo carinho, também gostei de te conhecer e faço minhas as suas palavras: seja sempre muito bem-vinda em meu blog! Fico feliz que tenha gostado das minhas receitas, espero que aprove-as quando experimentar. Ficarei atenta às novas postagens de seu blog com certeza, aguardando mais delícias como seu cházinho à holandesa! Abs e até a próxima! Maria Sônia.

  2. Adoro cocada e acho um dos doces que amis representam o Brasil!!!
    Mas fiquei com uma dúvida: qual a diferença desta para as receitas que vão leite condensado?

    • Eu também adoro uma cocada Isabella! As receitas que levam leite condensado, além de ficarem mais calóricas, têm uma textura diferente, mais mole, e ficam com sabor de leite acentuado. Obrigada pelo comentário, espero ter respondido sua dúvida. Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s