Cocada

O doce de coco mais tradicional e fácil de fazer: cocada! Vamos à receita desta delícia!

Ingredientes:

1 coco médio raspado ou ralado em um ralo grosso

½ kg de açúcar cristal

100 ml de leite

1 pitada de cardamomo

Margarina para untar

Modo de preparo:

Faça um furo, retire a água, abra e raspe o coco. Coloque-o em uma panela, junte o açúcar, o leite e leve ao fogo mexendo sempre até desgrudar do fundo. Reduza o fogo, adicione o cardamomo, unte um refratário com um pouquinho de margarina e despeje a cocada. Deixe esfriar e corte no tamanho desejado.

Dicas:

Para obter cocadas escuras, assim que a receita começar a desgrudar do fundo da panela mexa-a, mas, com intervalos de tempo maiores entre as mexidas. Apenas tenha cuidado para não queimá-las, alterando o sabor.

   cocada1   cocada2

Experimente!

Maria Sônia

8 pensamentos sobre “Cocada

  1. Olá,Maria Sônia! Que verdadeira delícia chegar até aqui e encontrar este teu blog repleto de sabor e criatividade! Simplesmente amei e é claro que vou estar sempre por aqui! Toda a nossa família adora “cocada” e confesso que eu já fiquei curiosa pra experimentar esta tua doce receita…Deve ser maravilhosa e eu amo um docinho!!! (Rs…) Aproveito pra te agradecer pela tua visita gentil e carinhosa lá no meu bloguinho,que com certeza,me trouxe uma também doce alegria! E que bom que você gostou do nosso “cházinho” e da receitinha do “cuscuz doce de tapioca”…É bem gostoso mesmo e vale à pena fazer! Saiba que eu adorei te conhecer e seja sempre muito bem -vinda lá no meu cantinho!!!
    Tudo de bom e um abraço carinhoso pra ti!!!
    Teresa
    (do blog “Se essa lua fosse minha”)

    • Olá Teresa! Obrigada pelo carinho, também gostei de te conhecer e faço minhas as suas palavras: seja sempre muito bem-vinda em meu blog! Fico feliz que tenha gostado das minhas receitas, espero que aprove-as quando experimentar. Ficarei atenta às novas postagens de seu blog com certeza, aguardando mais delícias como seu cházinho à holandesa! Abs e até a próxima! Maria Sônia.

  2. Adoro cocada e acho um dos doces que amis representam o Brasil!!!
    Mas fiquei com uma dúvida: qual a diferença desta para as receitas que vão leite condensado?

    • Eu também adoro uma cocada Isabella! As receitas que levam leite condensado, além de ficarem mais calóricas, têm uma textura diferente, mais mole, e ficam com sabor de leite acentuado. Obrigada pelo comentário, espero ter respondido sua dúvida. Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

