Suflê de berinjela

Sempre faço esta receita de suflê, mas desta vez revolvi inovar e agregar à preparação berinjela! Ficou surpreendentemente delicioso! Imagino que você também aprovará o resultado.

Ingredientes:

2 berinjelas grandes

1 litro de água

1 colher de sopa de sal

500 ml de leite

200g de queijo de sua preferência

100g de farinha de trigo

3 ovos separados

1 cebola grande

2 colheres de sopa de óleo

50g de margarina

Salsinha, noz moscada e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Em um bowl, ponha o litro de água e a colher de sopa de sal, descasque as berinjelas, corte-as em pedaços pequenos e vá colocando na solução de água com sal para não escurecerem, reserve.

Em uma panela refogue metade da cebola, bem picada, com o óleo. Retire a berinjela da água apertando-as com as mãos para retirar todo excesso de água, junte à cebola e refogue por 5 minutos, retire do fogo e reserve.

Em outra panela, refogue a outra metade da cebola com a margarina sem deixá-la dourar, reduza o fogo ao mínimo que puder, agregue a farinha e mexa para obter uma espécie de farofa, vá adicionando o leite aos poucos e mexendo continuadamente, tempere com o caldo de legumes, a noz moscada e a salsinha, cozinhe por 10 minutos, retire do fogo e adicione as gemas uma a uma, em seguida junte com a berinjela reservada, o queijo e as claras em ponto de neve.

Unte um refratário com margarina e disponha o suflê, leve para assar em fogo médio até ficar dourado. Sirva quente.

Dicas:

Se você quiser, pode acrescentar bacon ou outro tipo de carne que não contenha molho.

Eu servi o suflê acompanho por um belo picadinho de lombo.

   suflê beringela   suflê beringela (3)   suflê beringela (2)

Até a próxima!

Maria Sônia

16 pensamentos sobre “Suflê de berinjela

  1. assim q vi sua receita deu agua n boca! resolvi fazer e fiz e esta aprovada e uma delicia ! coplementei com uma rosa d tomate e umas folinhas d salsa para enfeitar foi surpriendente linda e saborosa aos olhos e sabor da minha familia bjs

  2. Quanta coisa deliciosa! Olha, eu não como nenhum tipo de legume mas com certeza vou fazer esse suflê pra minha mãe, hehe. Amei o blog, estou seguindo pra não perder mais nada. E olha, quando eu fizer esse suflê vou postar pras minhas leitoras te dando os créditos, claro!
    Beijos Maria, parabéns!

    • Que bom que gostou de minhas receitas Camila! Quem sabe esse suflê não te faz mudar de ideia e dar uma chance aos legumes! Espero que sua mãe e suas leitoras aprovem! Obrigada e até a próxima! Abs, Maria Sônia.

  3. Hummmmmm Maria, agora quem ficou com água na boca fui eu… Vi algumas receitas por alto, e já comecei a te seguir para não perder mais nenhuma receita, assim que der quero experimentar algumas das tuas receitinhas.
    Já te peço a tua autorização para compartilhar algumas delícias tuas no meu blog, claro que indicado a proveniência. Beijos.

Deixe um comentário

