Geleia de tangerinas

De sabor, cor e textura sem iguais esta geleia é uma maravilha. A preparação é um pouco demorada mais o resultado compensa a espera. Vamos à receita!

Ingredientes:

1 kg de tangerina dekopon ou de laranjas pera ou baiana

1 kg de açúcar cristal

10 xícaras de água

2 limões

1 saquinho de tecido fino ou de tule não usado

Modo de preparo:

Lave bem as tangerinas esfregando-as com o auxílio de uma escova.

Extraia o suco das tangerinas e reserve-o. Com uma faca bem afiada retire a parte externa (laranja) das cascas das tangerinas, reservando a parte branca, corte-as bem fininhas e ponha em uma panela de inox com o suco extraído, o suco dos dois limões e as cascas brancas reservadas dentro do saquinho de tecido fino ou de tule bem amarrado com um barbante/ linha. Leve para cozinhar até que as cascas dentro do saquinho estejam bem macias.

Retire o saquinho, deixe-o esfriar e esprema com as mãos para retirar todo o líquido, que deve ser adicionado de volta à panela, junte o açúcar e deixe cozinhar até ficar no ponto de geleia.

Dicas:

As partes brancas da tangerina contêm muita pectina, por isso conferem consistência à geleia. A utilização da pectina extraída da própria tangerina deixa o sabor mais agradável do que quando usada pectina de outra origem.

Por incrível que pareça esta geleia harmoniza bem com carnes de porco.

   geleia tangerina1 - Cópia   geleia tangerina2   geleia tangerina3   tangerina dekopon

Espero que tenha gostado!

Maria Sônia

17 pensamentos sobre “Geleia de tangerinas

  1. Maria sonia,
    Boa tarde!
    Estou com muita dekopon que ganhei de um amigo…tentei varias receitas de geléia, inclusive essa sua, mas quando começa a ferver o cheiro é enjoado e quando vou ver…ficou muito amargo.
    Por favor, me ajude, pois minha geladeira esta cheia de dekopon e já estragou muitas!!!

    Socorro!

    • Olá Adriana, é normal que esta geleia fique um pouco amarga. Mas já que você não gosta do sabor amargo, deixe a parte branca que é usada no preparo de molho imersa em água de um dia para o outro, trocando a água algumas vezes, e só então prepare a geleia. Outra solução seria usar pectina em pó em vez da pectina da casca branca. Já para preservar as mexericas, mantenha-as secas, para isso embrulhe-as em um pano de prato seco e guarde em sacos na geladeira. Abraço!

  2. Ai que legal esses dias tinha tangerina aqui em casa eu nem sabia muito o que fazer além de descascá-las e comer poxa muito bacana !!!! Gostaria de Saber se posso de vez em quando pegar umas receitas aqui e postar no blog lá deixo seus créditos logico *o*’ Eu quero mostrar pra minhas seguidoras como é fácil fazer algumas sobremesas!!!

  3. Hummm, deve ficar bom demais! Adoro geleia e adoro tangerina!!
    Obrigada pela visita no meu blog, Maria e desculpa por ter demorado tanto pra passar por aqui! Adorei!! Sem dúvida voltarei mais vezes!!

    • Espero então que também adore a receita! Eu que agradeço a sua presença por aqui, volte sempre! Até a próxima Liloca, ficarei sempre de olho em seu blog! Abs, Maria Sônia.

  4. Olá,Maria Sônia!
    Que geléia maravilhosa!!! Eu simplesmente amooo tangerinas e fiquei daqui imaginando o aroma, a consistência e o sabor todo especial…Adorei conhecer esta receita!!! Com certeza vou querer fazer e experimentar…Espero que eu acerte! (Rs…)
    Um abraço carinhoso daqui e muito obrigada por compartilhar!!!
    Teresa
    (do blog “Se essa lua fosse minha”)

    • Olá, Tereza, que bom te rever por aqui! Fico feliz por você ter gostado da receita, ela é toda especial mesmo. Com certeza você acertará! Eu que agradeço a sua visita e comentário. Me conte depois se testou e se aprovou a geleia. Até a próxima! Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

