Suco de Fruta-cofre (Dillenia indica)

Provavelmente você já viu uma destas árvores e seus frutos por aí, ela é usada na arborização de quase todos os parques e praças da grande São Paulo. Assim como eu, você deve ter pensado: Que frutos bonitos, uma pena não serem comestíveis! Mas, eles são comestíveis sim, e saborosos! Descobri isso quando adquiri por curiosidade o livro “Colecionando Frutas” do escritor e colecionador de frutas Helton Josué Teodoro Muniz, que possui o Sítio Frutas Raras em Campinas do Monte Alegre, interior de São Paulo. Apresentando 100 espécies de frutas nativas e exóticas, o livro indica usos da fruta cofre, o preparo de sucos, picles, sorvetes, etc. Mostra que em outros países como Índia e Sri-Lanka ela é usada em diversas receitas e na harmonização de bebidas. Ainda elucida o cultivo da árvore. Eu uso as frutas, que possuem gosto adocicado e azedinho, para preparar sucos e doces, juntando o suco extraído com outras frutas que tenham mais massa. Ela exala um perfume bem característico, que para alguns chega a ser enjoativo. As folhas e cascas dão adstringentes recomendados para combater a artrite, também atuam como excelente xarope peitoral contra anginas. Descoberta maravilhosa!

Ingredientes do suco:

1 fruta cofre grande e madura

1 e ½ litro de água gelada

Adoçante ou açúcar a gosto

Modo de preparo:

Higienize a fruta deixando-a em água com cloro por 15 minutos, retire da solução clorada e lave-a em água corrente.

Sobre uma tábua e com uma faca afiada, corte a fruta ao meio, retire as sementes e corte a fruta em pequenos pedaços, bata no liquidificador, coe em uma peneira, adoce a gosto e sirva em seguida (ele oxida facilmente).

Dicas:

Bata junto com a fruta algumas folhas de hortelã, assim o suco fica refrescante!

Embora o suco de fruta cofre tenha gosto semelhante ao do caju( na minha opinião), combina bem com suco de laranja.

   DSC04856 - Cópia      DSC04849

   DSC04850   DSC04851

http://colecionandofrutas.org/dilleniaindica.htm Conheça melhor essa e outras frutas interessantes!

Espero que tenha gostado do post! Você já conhecia a fruta-cofre?

Maria Sônia

Anúncios

38 pensamentos sobre “Suco de Fruta-cofre (Dillenia indica)

    • Olá, Aristides. As sementes são pequenas e se encontram no interior das sépalas, em meio a uma base gelatinosa. Na natureza, essa base gelatinosa é consumida pelas formigas, o que facilita a germinação das sementes. Espero ter esclarecido sua dúvida. Obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

  1. Boa noite Maria gostaria de saber mais dessa fruta cofre se e feito o suco da casca ou só da parte que fica dentro dala aqueles gomos .

    • Olá Paulo, é usada toda a fruta, lavamos-nas antes e depois de cortadas, para remover as pétalas da flor que ficam armazenadas internamente, damos uma fervura descartando a água, adicionamos água filtramos, batemos, coamos e estar pronto. Espero que goste, eu amei, acho que ainda irão descobrir que essa fruta, apesar de um pouco difícil de manusear, nos permite a preparação de várias receitas. Pelo fato de a fruta ser bastante dura, bata-a aos poucos para não danificar seu liquidificador, ok? Obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

    • Olá Mara, o cultivo e realizado através da abundaste quantidade de sementes encontradas na fruta, as quais, nascem com facilidade, é só coloca-las em saquinhos com terra e aguardar nascer. Após um tamanho de aproximadamente 60 cm fazer o plantio definitivo, onde a árvore irá crescer entre 10 a 14 metros de altura.
      Abs, Maria Sônia.

  2. AQUI EM BRASÍLIA TEM BASTANTE DESSA ARVORE E EU DEIXAVA OS FRUTOS SE PERDEREM, POIS NÃO SABIA QUE ELES AGREGAVAM TANTOS VALORES, AGORA VOU FAZER SUCO COM ELES, QUE INTERESSANTE!!!

    • Olá Sandoval, Você vai amar o suco dessa fruta, fica muito saboroso mesmo.É um pouco trabalhoso cortar a fruta, por conter muita fibra, mas vale apenas, viu. Depois me conte o resultado, ok? Abs, Maria Sônia.

      • Qe maravilha de blog!!! Parabéns Maria Sônia por nos apresentar receitas com a Dilenia e tantas outras . Respondendo a Rosilene aqui em Brasília achamos na W3 norte na quadra 714 norte no canteiro central entre as duas vias. Perto do Conselho Nacional de Justiça. Obrigada Maria!

      • Olá, Anna. Muito obrigada pelos elogios. É um prazer poder dividir com vocês o pouco que conheço e fico feliz por saber que esse pouco é útil aos meus seguidores. Tanto nos preparos das receitas, quanto em identificar as frutas e a usá-las. Agora que você encontrou a árvore, na época dos frutos aproveite para experimentar algumas receitas e se você gosta de receitas doces, tenho certeza que ira se apaixonar por algumas delas. Obrigada pelo comentário. Abraços, Maria Sônia.

  3. Ola! Tudo Bem? Onde poderia achar mudas ou ela em natural em alguma loja que vendem ela aqui em São Paulo? Obrigaod

    • Olá Jorge. Esta planta se encontro em quase todas as praças e parques de São Paulo. Creio que você encontra em viveiros pertencentes a prefeitura, alguns costumam doarem mudas ou, você mesmo propaga. As sementes nascem com facilidade é só colher uma fruta madura e plantar as sementinhas, que por sinal, contem muitas delas em cada fruta. Infelizmente, nenhum mercado vende as frutas, talvez por elas serem de cheiro enjoativos ou por serem de difícil manuseio. Eu colho as frutas em parques e já propaguei algumas mudas que costumo doar, já que não tenho espaço para cultivar, pois, a árvore é de grande porte, o que requer um bom espaço. Abs Maria Sônia.

  4. Olá Maria, tenho uma árvore dessas no quintal e não tinha ideia de suas propriedades. Todo ano jogo centenas de frutos fora. Você poderia explicar melhor o passo-a-passo do suco? Fiquei com algumas dúvidas: Você usa o fruto inteiro picado, incluindo as sépalas (as partes mais duras que se sobrepõem)? É necessário ferver tudo, descartar a primeira água e depois bater os pedaços com água gelada, é isso? É necessário esperar os pedaços esfriarem? Obrigada.

  5. Aqui em casa em campo grande MS, todos usamos ela no álcool, p ativar dores é excelente, eu tinha muitas dores nos joelhos, depois que passei a a usar, nunca mais senti nada. E assim é toda a família minha mãe, minhas tias. Rsrs recomendo muito.

    • Olá Simone, que ótimo este seu comentário. A fruta cofre é realmente muito boa nos tratamentos reumatológicos e quando tomamos o suco também sentimos que ele também alivia estes tipos dores. Além disso é ótima no uso culinário. Feliz Natal Para você e todos os seus Simone. Abs, Maria Sônia.

  6. Pingback: Sorbet de fruta-cofre | Maria mestre-cuca

    • Olá Roberto, tenho o interesse de obter mais informações sobre a (Dillenia indica) sim. Só que o endereço que você me passou, eu não consigo acessar, informa que o e-mail não está atualizado e que não dá pra obter informações. espero resposta. Obrigada. Abs, Maria Sônia.

  7. tbm serve para dores reumaticas deixar no alcool por 30 dias depois e so passar no local da dor e otimo

      • A parte mais dura da fruta. Para isso, você abre-as com cuidado, porque são bastante duras, remove as sementes. Para o preparo de suco, ferva descartando a primeira água para não escurecer o suco. Abs, Maria Sônia.

  8. Que interessante!
    Nunca tinha ouvido falar nessa fruta!
    Mas se parece suco de caju eu com certeza ia adorar!! hahahhahaha
    Bjsss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s