Bolo de macaúba

É surpreendente o sabor e a textura, tão suaves, deste bolo. Feito com farinha de macaúba, uma farinha saudável rica em zinco e fibras por exemplo, perfeito para o lanche de quem opta por uma alimentação balanceada e funcional. Experimente!

Ingredientes:

1 xícara de chá de farinha de macaúba

3 xícaras de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de margarina (100g)

1 xícara de chá de açúcar cristal

1 xícara de chá de açúcar mascavo

1 xícara de chá de leite de vaca ou de soja caseiro

4 ovos

1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

No bowl da batedeira, bata a margarina e o açúcar até obter um creme homogêneo, acrescente a farinha de macaúba e volte a bater mais um pouco. Separe as gemas reservando as claras. Junte as gemas com os ingredientes batidos, bata por cerca de três minutos, adicione o leite e a farinha e novamente bata o suficiente para misturar bem os últimos ingredientes. Agregue delicadamente as claras batidas em neve.

Unte com margarina e enfarinhe uma forma grande de pudim, despeje a massa e leve para assar em forno médio preaquecido por uns 40 minutos ou até que o bolo esteja assado.

Dicas:

Esse bolo é muito nutritivo. A farinha de macaúba é rica em cálcio, zinco e contém mais betacaroteno do que a cenoura.

Você pode também substituir a farinha comum pela farinha de trigo integral.

Sobre a macaúba

A macaubeira e uma palmeira ornamental, empregada em arranjos artesanais. Ela é totalmente aproveitável, dos frutos obtêm-se a farinha que é fonte alimentar e de renda para várias comunidades de alguns estados brasileiros.

Há um centro de produção de farinha de macaúba (bocaiúva) em Corumbá, Mato Grosso do Sul, ligado à Casa do Artesão, onde são desenvolvidos trabalhos comunitários, valorizando a matéria prima e a mão-de-obra local.

Contato: tel.:(67)3231-2715  cel(Claro).:(67)9235-8027. Falar com o Sr. Gilberto.

   DSC04921      FOTOStcc macaúba2 001

DSC04926

Gostou do bolo de macaúba? Espero que sim! Até a próxima!

Maria Sônia

Anúncios

6 pensamentos sobre “Bolo de macaúba

  1. Olá Maria Sônia, eu sou a Isabella, namorada do Renê e amiga do Rodolfo! Primeiramente gostaria de agradecer pela farinha de macaúba que me enviou! Fiz o bolo duas vezes e realmente ficou uma delícia! Muito fofinho e bonito também! No começo achei que a massa não ia dar certo porque estava bem pesada pra bater, mas foi um sucesso! Gostei mesmo! Obrigada mais uma vez e um excelente 2014 pra você! P.S. Agora to acompanhado as suas receitas por aqui!

    • Oi Isabella, que bom te ver por aqui! Fico contente por você ter gostado da farinha e aprovado a receita do bolo! Um feliz 2014 pra você também, que esse ano traga novas descobertas e conquistas e muita alegria! Então até a próxima! Abs, Maria Sônia.

  2. Adooorei!. Minha sogra tem uma Chácara e lá há alguns pés de macaúba. Ela adora o fruto. Moro em Campo Grande e vou adquirir a farinha para preparar este bolo e depois te conto como ficou. Bj

    • Que legal saber que você também conhece a macaúba, com ela dá para preparar muitas receitas diferentes e saborosas. E, já que você tem alguns pés, pode até colhê-los antes de estarem totalmente maduros e preparar uma mousse deliciosa! Se você tiver interesse eu lhe envio outras receitas. Muito obrigada pela visita. Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s