Leite de soja caseiro

O leite de soja ajuda a reduzir gordura corporal e é uma opção para quem tem problemas com colesterol ou alergia a leite. A soja é considerada um alimento funcional, pois fornece nutrientes ao organismo e traz benefícios à saúde. É rica em proteínas, possui isoflavonas e ácidos graxos insaturados e, segundo pesquisas na área médica, tem ação na prevenção de doenças crônico-degenerativas, como câncer de mama, de colo de útero e de próstata. Também é uma excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. A estrutura química é semelhante ao estrógeno (hormônio feminino) e, por isso, é uma substância capaz de aliviar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual. As propriedades estrógenas também ajudam a reduzir um outro problema causado pela deficiência hormonal: a osteoporose.

Fonte: Embrapa

Ingredientes:

250 g de soja em grãos sem a pele

Água

Um pedaço de musseline (tecido) de aproximadamente 40×40 cm

Modo de preparo:

Coloque a soja de molho de um dia para o outro, no dia seguinte, descarte o líquido e ponha a soja em uma panela com um litro de água, deixe ferver por 5 minutos, descarte a água, adicione mais um litro e deixe cozinhar por 15 minutos. Retire do fogo e adicione mais 1 litro e meio de água fria, bata no liquidificador, aos poucos se necessário, e coe em musseline sobre um bowl, vá reservando a pasta ou como é chamada (okara). Volte o leite para a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, retire do fogo, deixe esfriar e acondicione em garrafas na geladeira.  Caso não vá usar todo o leite em uma semana mantenha-o congelado. A receita rende 2,5 litros de leite pronto.

Dicas:

Adicione essência ou bata com frutas de sua preferência no preparo de sucos ou vitaminas e adoce a gosto.

O resíduo da preparação do leite de soja (okara) é altamente nutritivo, rico em proteínas e aminoácidos essências, altamente digestivo, e pode ser aproveitados em diversas preparações como bolos, biscoitos, patês, almôndegas, pães e no enriquecimento de sopas. Pode ser usado imediatamente após o preparo do leite ou guardado na geladeira por 2 ou 3 dias e no congelador por 4 ou 5 meses.

   DSC04987   DSC04990

DSC04989

Espero que tenha gostado do post, até a próxima!

Maria Sônia

Anúncios

2 pensamentos sobre “Leite de soja caseiro

  1. Achei que o primeiro litro de água após fervido, seria descartado. É isso mesmo?
    Não é muita água para pouca soja?
    Apesar da dúvida, achei muito bem explicado!!!

    • É isso mesmo, a primeira água é descartada após uma breve fervura, depois adiciona uma segunda água a qual você irá bater para extrair o leite da soja. Parece pouca soja mas é suficiente para deixar um leite delicioso, caso você queira preparar o leite mais forte para armazenar, (congelar), pode agregar mais soja e na hora do preparo adicionar água a gosto. Assim você congela o leite usando menos espaço no frise ou congelador. Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s