Risoto de camarão

Quando quiser surpreender e agradar sua família, amigos ou você mesma, servir um risoto saboroso e bem apresentado é a melhor escolha. Essa receita de risoto de camarão com vinho branco tem cara de difícil, mas é facílima! Experimente!

Ingredientes:

500 g de camarões médios limpos

1 e ½ xícara de arroz para risoto

1 xícara de vinho branco seco de boa qualidade

½ xícara de manteiga

¼ de xícara de conhaque

2 colheres de sopa de óleo

1 cebola média

1 cenoura média

1 talo de salsão sem as folhas

½ maço de salsinha

10 folhinhas de manjericão

1 colher de sobremesa de sal

1 litro de caldo de legumes

Modo de preparo:

Pique bem picadinho a cenoura, a cebola, o salsão, a salsa e o manjericão e ponha tudo em uma caçarola de fundo largo (de preferência teflonada).  Junte metade da manteiga e o óleo e leve a caçarola ao fogo alto sem parar de mexer. Deixe dourar ligeiramente, após estarem dourados, adicione os camarões e salte-os bem, reduza o fogo, regue com o conhaque e em seguida junte o vinho e cozinhe por 5 minutos em fogo alto mexendo de vez em quando. Feito isso, reduza o fogo, coloque o arroz limpo, tempere com o sal e com a pimenta do reino e vá adicionando aos poucos o caldo de legumes (sempre quente, mantenha-o em fogo brando em uma panela a parte) mexendo cuidadosamente sem parar até o arroz ficar cozido al dente (cerca de 20 a 30 minutos). Momentos antes de tirar do fogo, adicione em cima o restante da manteiga cortadinha em pedaços pequenos. Mexa e coloque em uma travessa preaquecida. Sirva com parmesão ralado na hora. Bom apetite!

Dicas:

Caso adquira o camarão sem estar limpo, compre 700 g e use as cascas para preparar o fundo (caldo). Nesse caso, leve ao fogo baixo uma panela com 1 e ½ litro de água com as cascas dos camarões, a  casca da cenoura, as folhas do salsão e os  talos da salsinha  e deixe cozinhar por 20 minutos com a panela destampada sem deixar o caldo borbulhar. Em seguida peneire e use-o no lugar de tabletes de caldo de legumes.

DSC05033   DSC05036

Espero que tenha aprovado!

Maria Sônia

Anúncios

6 pensamentos sobre “Risoto de camarão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s