Terrine de abobrinha

Esta receita de terrine é uma das maneiras de comermos legumes na época de verão, quando o calor nos leva a querer comer tudo gelado ou frio! Entrada diferente, saborosa e colorida, além de nutritiva!

Ingredientes:

3 abobrinhas italianas médias

300 g de ricota

1 xícara de mostarda em grãos

¾ de xícara de azeite

50 ml de mel (cerca de 4 colheres de sopa bem cheias)

1 colher de sobremesa de sal

1 pacote de gelatina sabor abacaxi (35 g)

5 folhinhas de sálvia fresca picadinha

Noz moscada e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Lave e seque as abobrinhas, corte-as em fatias não muito finas e frite-as em uma panela teflonada com um pouco do azeite, reserve. Em um bowl junte a ricota, o restante do azeite e o mel, amasse tudo muito bem com o auxílio de um garfo, em seguida, junte as sementes de mostarda, o sal e os outros condimentos, misture bem e reserve. Em um pirex vá fazendo camadas intercalando abobrinha e pasta de ricota, finalizando com abobrinha. Cubra com papel filme e leve para gelar por no mínimo 4 horas. Passado esse tempo, dissolva a gelatina em ½ xícara de água fervendo, acrescente mais ¾ de xícara de água fria e despeje sobre a terrine, reservando ¼ de xícara para finalizar. Leve a terrine e o ¼ de xícara de gelatina para geladeira até a gelatina endurecer. Retire da geladeira, ponha o pirex dentro de um bowl com água morna por 1 minuto, seque o pirex e em seguida desenforme a terrine, finalize com a gelatina reservada cobrindo a superfície com o auxílio de uma faca. Sirva fria com torradas aromatizadas com ervas e azeite ou manteiga.

Dicas:

Caso não goste de gelatina de abacaxi ou de comida agridoce, use gelatina incolor e caldo de carne ou de legumes dissolvido na água. O jiló também é uma ótima opção para essa terrine, para quem gosta de jiló, claro.

DSC05066

   DSC05062

Feliz Ano Novo!

Maria Sônia

Anúncios

4 pensamentos sobre “Terrine de abobrinha

  1. Por Díos! Que coisa linda, Dona Sônia! Definitivamente vou tentar reproduzir sua receita! Beijos e Feliz Ano Novo! E parabéns pelo blog, cada vez mais tentador!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s