Camafeu

Aprenda a preparar um doce fino à base de nozes: o camafeu, ele já tem presença marcada em festas e comemorações, lindo e delicioso!

Recheio de nozes:

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

200 g de nozes bem moídas

Modo de preparo:

Junte o leite condensado e as nozes já moídas em uma panela e leve ao fogo mexendo continuadamente até o doce desgrudar do fundo da panela (preparo similar ao do brigadeiro). Retire do fogo e despeje o doce em um prato untado com um pouquinho de margarina, deixe esfriar. Pegue pequenas porções, molde bolinhas e em seguida achate-as delicadamente, disponha-as em um tabuleiro e reserve.

Cobertura Fondant:

Ingredientes:

500 g de açúcar de confeiteiro

½ xícara de leite

(Nessa receita usei o fondant pronto  da marca Itaiquara)

Modo de preparo:

Em um bowl, ponha o açúcar de confeiteiro e vá juntando o leite aos poucos, leve o bowl ao fogo em banho- maria, até derreter todo o açúcar. Quando o açúcar derreter, desligue o fogo e mantenha o fondant em banho-maria para que ele não endureça.

Banhe os docinhos no fondant e retire-os com o auxílio de um garfo específico para banhar bombons.  Ponha os docinhos, assim que banhados, sobre um papel manteiga, com eles ainda quentes decore com um pedaço de noz.

Dicas:

Este fondant é usado também para cobertura de outros doces e pode ser preparado com leite de coco, quando para cobrir roscas por exemplo.

Procure usar um bowl de inox, o de plástico pode deixar odor e o de alumínio deixa o fondant escuro por soltar resíduos, já louça ou vidro são mais pesados, dificultando o manuseio.

DSC04900

DSC04902   DSC04903

O meu predileto!

Maria Sônia

Anúncios

8 pensamentos sobre “Camafeu

  1. maria,eu fiz o docinho com fondan , mas eles nao ficaram branquinhos igual o seu ficou tranparente.e aí fiz de novo mais duro mas nao ficou legal nao deu p passar os docinhos .por favor me de uma orientaçao esse doce é o meu preferido.te agradeço beijos

    • Olá querida Shirley, para não errar no fondant, compre ele pronto, eu costumo usar da marca Itaiquara. Quanto à versão caseira, quando faço não fica transparente, não sei o que pode ter dado errado. Só posso dizer a você para verificar a quantidade de leite e se certificar de que não entre água do banho-maria no fondant durante o preparo. Não esquecendo que ele permanece no banho-maria durante o tempo em que você estiver banhando os bombons. Boa sorte! Abs, Maria Sônia.

  2. Maria você podia ensinar como utilizar o Foundant pronto, as embalagens não explicam direito, quanto ao doce achei mais facil. obrigada

    • Olá Danielly, o fondant tem que ser levado ao fogo em banho-maria, mexendo sempre até derreter totalmente. Retire a panela do fogo mas mantenha o bowl com o fondant dentro da panela do banho-maria durante todo o tempo em que você estiver banhando os bombons. Caso queira o fondant um pouco mais líquido é só colocar um pouquinho de água, mas vá colocando aos pouquinhos para não ficar muito líquido. P.S.: Procure usar um bowl de inox, o de plástico pode deixar odor e o de alumínio deixa o fondant escuro por soltar resíduos, já louça ou vidro são mais pesados, dificultando o manuseio. Abs, Maria Sônia.

  3. Que delíciaaa! Esse docinho esteve presente em várias das minhas festas de aniversário quando criança. Uma tia trazia de uma doceira no interior de Goiás. Nunca mais comi igual. Vou tentar fazer ! Adorei! beijos

    • Fico muito contente em saber que com essa receita você relembrou bons momentos! Espero que esteja à altura dos docinhos de sua tia e que goste do resultado! Obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s