Suco de cacau e chocolate em pó natural

Se fôssemos preparar manualmente a quantidade de chocolate que usamos não seria fácil! O cacau é um fruto fascinante, aprenda a fazer de sua polpa suco e de suas sementes chocolate em pó.

Suco de cacau

Ingredientes:

Sementes de um cacau

500 ml de água gelada

Modo de preparo:

Lave o cacau, remova as sementes, ponha-as em uma peneira sobre um bowl e vá esfregando as sementes sobre a peneira e adicionando água aos poucos até remover toda a polpa das sementes. Bata no liquidificador com o restante da água e adoce a gosto com açúcar ou adoçante, sirva gelado.

Chocolate em pó

Depois que remover a polpa das sementes ao máximo para preparar o suco, reserve as sementes dentro de um bowl imersas em água e cobertas com um plástico por uns três dias ou até as sementes fermentarem. Ponha-as em uma peneira novamente e sobre água corrente vá esfregando as sementes sobre a peneira para remover qualquer resíduo da polpa que tenha ficado. Ponha as sementes sobre um guardanapo ou toalha de papel e deixe-as secando por uns 5 dias sobre o sol ou em local quente e sem umidade. Depois de secas, leve-as para assar no forno por 10 minutos, triture-as no liquidificador para obter o famoso chocolate em pó.

   sementes de cacau (2)

   sementes de cacau

   cacau em pó (2)

Naturalmente delicioso!

Maria Sônia

Anúncios

21 pensamentos sobre “Suco de cacau e chocolate em pó natural

  1. Que maravilha. Ontem fui a um “sacolão” perto de casa e achei a fruta. Fiquei curiosa pq nunca tinha visto. Não comprei, pq não sabia exatamente como usar, mas hoje volterei lá pra comprar e vou me aventurar com essa delícia. Amei as receitas 😘

    • Que legal Erika. O cacau in natura é um tanto raro de encontrar, então, quando encontramos temos que comprar logo, pois, quando voltamos, na maioria das vezes já não tem mais. Espero que tenha encontrado, preparado e aprovado as receitas. Obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

    • Ola querida Maria, não tenho informações sobre este detalhe. Mas crio eu que não seria prejudicial ao lactante em que a mãe ingere o suco do cacau, afinal, se trata de uma fruta comum, mesmo nos parecendo tão exótica. Abs, Maria Sônia

  2. Moro em uma zona entre rural e urbana e aqui tem muitos pés de cacau pelos pequenos sítios. Minha muda ainda está bem pequena e não vejo a hora de colher os meus próprios frutos, Uma maneira que gosto muito é chupar as sementes frescas, uma delícia, coloco um cacau aberto ao lado de minha mesa de trabalho e devoro tudo…

    • Olá, Igor! Que sorte a sua! Espero que seu cacaueiro renda belos frutos futuramente! E deliciosas receitas também! Ele fresco é mesmo muito saboroso. Obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

  3. O sabor é realmente incrível!!!! ganhei chocolate em pó produzido pela mãe de uma amiga, não chegamos a usar como chocolate quente porque usamos tudo fazendo brigadeiro de panela!!!!! E eu nunca havia provado um brigadeiro tão delicioso!!! Amei!!!!

  4. oi Maria, ocê disse que “se fosse mais fácil de achar”, a dois anos e meio atrás plantei uma minúscula muda em um jardim de meio metro quadrado, só porque ganhei a muda, ontem colhi os primeiros frutos, por isso acessei seu site em busca de como usá-los, o pequeno pé deu mais de vinte frutos, se tiver um pequeno espaço experimente essa sensação, é maravilhosa, obrigado pelas receitas, grande abraço, Francisco Militão.

    • Olá, imagino que você tenha ficado muito contente mesmo, afinal, é maravilhoso quando a mãe natureza contribui conosco com todo esse amor. Na próxima vez que adquirir um fruto vou tentar propagar um pé, quem sabe não terei em alguns anos essa sensação de colher um fruto como você, né não? Eu compro na Zona Cerealista de São Paulo e é um pouco raro encontrá-los maduros o suficiente para plantar, mas, vou tentar. Muito obrigada pelo comentário e bons proveitos com seus maravilhosos frutos, boas receitas! P.S. Uma coisa te digo, o chocolate caseiro fica divinamente maravilhoso Abraços! Maria Sônia.

    • Fica com um sabor maravilhoso é até difícil de te descrever. Exemplo, menos escuro e um tanto crocante, mesmo agente tritura-o bem, creio que seja por causa da manteiga, como tá integral. Muito bom para usar como substituto dos granulados e do próprio chocolate em pó, nos preparos de bombons, trufas, tiramisú, etc. Se fosse mais fácil de encontrar o cacau e de prepará-lo e rendesse um pouco mais, até que eu ia gostar da brincadeira e usá-lo sempre. Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s