Doce de mamão verde com coco

O doce de mamão verde é uma das sobremesas tradicionais do Sertão Nordestino, é costume servi-lo também no lanche da tarde e presentear durante a Páscoa parentes e vizinhos mais próximos. Uma delícia com gosto de infância!

Ingredientes:

2 kg de mamão verde picados em cubos médios

1 e ½  kg de açúcar cristal

1 coco seco grande raspado ou ralado ou 500g de coco seco de pacote

50 g de canela em pau

15 cravos da índia

1 colher de café de cardamomo em pó

½ colher de café de noz moscada em pó

2 pitadas de sal

½ litro de água (para a calda)

Modo de preparo:

Coloque o mamão picado para cozinhar em uma panela grande com água o suficiente para cobrir, quando ferver, descarte a água da primeira fervura e coloque outra água, deixe cozinhar até começar a ficar macio, escorra descartando a água e reserve. Em uma panela grande ponha ½ kg do açúcar para caramelizar (como para pudim), quando caramelizar, reduza o fogo e junte o ½ litro de água fervendo, o restante do açúcar e o mamão reservado, deixe cozinhar em fogo baixo. Adicione todas as especiarias e o coco ralado/raspado e cozinhe até obter uma calda grossa. Sirva gelado.

Dicas:

Use uma gaze ou pedaço de tule para fazer um sachê com o cravo e a canela. Remova o sachê só quando o doce estiver pronto. Você pode adicionar gengibre a gosto, conferindo um sabor especial ao doce.

   doce mamão verde

   doce mamão verde (2)

Suave e saboroso!

Maria Sônia

Anúncios

10 pensamentos sobre “Doce de mamão verde com coco

  1. Amo esse doce! Essa receita me lembra a infância. Meu pai adora fazer esses doces caseiros. Temos um “tacho” de cobre, onde ele fazia doce de mamão com abacaxi, mamão com coco, abóbora, bananada, goiabada cascão, enfim… posso até sentir o cheirinho! rs Bjs Camila Vaz

  2. Olá Maria Sônia. Gostaria de saber se dá para trocar o açúcar cristal pelo açúcar mascavo ou adoçante culinário forno e fogão?
    Obrigada.

    • Olá Aline. dá para substituir sim tanto pelo açúcar mascavo quanto pelo adoçante, ou até por rapadura para quem gosta. Sabendo que com a adição do açúcar mascavo o doce ficará bastante escuro. Abs, Maria Sônia.

  3. Maria Sônia, quando eu era criança não gostava de nenhum desses doces, só de goiabada,hoje no entanto: adoro enlouquecidamente! Suas receitas estão um arraso! Dá uma olhadinha meu blog, começou o festival do cambuci,que foi por esse verdinho que nos contatamos. beijos, Lili – Farnel

    • Olá Mina! Sempre fico contente quando você aprova minhas receitinhas! É um dos meus doces prediletos, que lembra a minha infância. Obrigada pela visita! Ah, não sei se você conhece o fruto cambuci, haverá um festival só dele, como você gosta de alimentos naturais, talvez te interesse, dê uma olhada: http://farnel.blogspot.com.br/ Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s