Colomba Pascal

Esta receita de colomba pascal é demorada, não vou negar, mas seguindo o passo a passo não há erros e o resultado é de surpreender até o coelhinho da Páscoa! Opção perfeita para o café da manhã ou da tarde dessa época tão especial!

Massa

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo

100 g de manteiga (temperatura ambiente)

100 g de preparado para massa tipo panetone Mix

5 gemas

½ xícara de açúcar

½ xícara de água

1 pitada de sal

½ colher de chá de essência de laranja ou de panetone

150 g de frutas cristalizadas

100 g de uvas passas escuras

Modo de preparo:

Pese todos os ingredientes e mantenha-os em potes separados. Em um bowl grande, ponha o fermento e ¼ de xícara do açúcar, mexa com um garfo até obter um líquido, adicione a água morna e, mexendo continuadamente, junte ½ xícara da farinha, deixe descansar por 30 minutos. Em seguida, adicione nesta ordem, mexendo a cada adição: o restante do açúcar, as gemas, a manteiga, o preparado para massa, o sal, o aroma escolhido e a farinha (aos poucos). Divida a massa em duas partes, ponha uma parte para bater na batedeira por 10 minutos, em seguida ponha a massa em uma superfície enfarinhada e trabalhe-a com as mãos fazendo movimentos como se estivesse rasgando a massa e unindo-a novamente, repita esse movimento por uns 10 minutos, junte as frutas cristalizadas e as passas, misture bem fazendo movimentos circulares, então, com o auxílio de um pão duro junte toda a massa da superfície e ponha na forma para colomba. Repita o mesmo processo com a outra parte da massa, cubra e deixe dobrar de volume.

Cobertura / Finalização

Ingredientes:

250 g de farinha de castanha de caju

200 g de açúcar de confeiteiro

5 claras

30 amêndoas ou castanhas de caju inteiras

Modo de preparo:

Junte o açúcar de confeiteiro à farinha de castanhas e adicione as claras, misture bem e cubra toda a superfície das colombas, envolva as amêndoas na cobertura e distribua-as sobre as colombas. Ponha as formas de papel, já com a massa, em uma forma de alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 180 °C por 50 minutos ou até dourar.

Dicas:

Para uma colomba de chocolate substitua as frutas por 100 g de chocolate para cada colomba (picado ou em gotas pequenas) , cobrindo cada uma com 50 g de chocolate ralado, antes de levar para assar.

Forre a forma de alumínio em que for assar as colombas com um papelão para evitar que a base queime.

Para obter farinha de castanha de caju triture o xerém.

Caso não encontre o preparado para massa tipo panetone da marca Mix, você pode substituí-lo por semelhante ou por 2 colheres de sopa de banha vegetal+3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro+ 1/4 de xícara de leite (leve esses ingredientes ao banho-maria até homogeneizar, deixe esfriar e adicione como o preparado).

   Colomba (2)

   Colomba

   Colomba (4)

Feliz Páscoa!

Maria Sônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s