Frango com pequi

O pequi é um fruto característico da região central do Brasil, de gosto peculiar e marcante é muito usado em preparações com arroz ou frango. Nesta receita ele incrementa o frango, apetitoso!

Ingredientes:

1 e ½ kg de frango (usei sobrecoxas)

5 frutos de pequi

2 colheres de sopa de polpa de pequi

1 cebola média

2 dentes de alho grandes

1 e ½ colher de sobremesa de sal

½ maço de coentro ou cheiro verde

Pimenta do reino a gosto

½ litro de óleo (para fritar)

Modo de preparo:

Limpe o frango, ponha em um bowl e escalde com 2 litros de água fervente, suco de um limão ou 3 colheres de vinagre, mexa, escorra a água e reserve o frango sobre uma peneira. Ponha o óleo para esquentar, seque os pedaços do frango com papel toalha e vá fritando no óleo até começar a dourar, retire do óleo com o auxílio de uma escumadeira e ponha sobre papel toalha. Terminado de fritar todo o frango, ponha-o em uma caçarola, junte o alho, a cebola, os pequis, a polpa de pequi, pimenta do reino, sal, uma xícara de água e deixe cozinhar em fogo baixo até a carne ficar macia, perto de retirar a panela do fogo, adicione o coentro bem picadinho e sirva guarnecido com legumes, arroz, cuscuz ou o que desejar.

Dicas:

Quando for comer o pequi inteiro prefira remover a polpa com o auxílio de uma faca em vez de levá-lo diretamente à boca, os frutos contêm espinhos que podem machucar. Fritar o frango antes de cozinhá-lo o deixa com sabor e aspecto de frango caipira.

   frango pequi (2)

   frango pequi

Experimente!

Maria Sônia

Anúncios

7 pensamentos sobre “Frango com pequi

  1. Muita gente torce o nariz mas eu amo pequi! Fazia sempre misturado com arroz de frango seguindo uma receita de um livro de culinária que comprei com cupom desconto Walmart . Já anotei a sua e vou fazer assim que encontrar pequi pra comprar. Abs

    • Fico muito contente que tenha gostado Camila. Eu também gosto muito do pequi, uso-o inclusive para dar cor em massas, molhos e receitas doces deixando os alimentos com cores quase como o açafrão e com um gostinho todo especial! Abs, Maria Sônia.

  2. Comi pequi, pela primeira vez, no ano passado, quando minha nora trouxe do Espírito Santo e fez aqui com arroz. E também aprendi a cortar o caroço e comer seu fruto interno, com gostinho de côco.

  3. Hum, adoro frango preparado com sabores diferenciados. Fiquei tentada a fazer a receita, gostaria de uma sugestão: qual o melhor arroz para acompanhar esta delícia?

    • Olá Isabella, normalmente é servido com arroz branco cozido só na água com sal, isto é, não é refogado como costumamos preparar. Mas fica a sua escolha de servi-lo como queira, até com batatas como eu servi, inclusive com batata doce, fica uma delícia! Neste caso junte as batatas cruas e descascadas uns 10 minutos antes do frango estar pronto. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s