Copa do Mundo Brasil 2014: Amendoim crocante

O melhor companheiro da cerveja e do futebol é o amendoim crocante, aprenda a fazer em casa! Em verde e amarelo para combinar com nossa bandeira!

Ingredientes:

1 kg de amendoim cru (com a pele)

4 xícaras de farinha de trigo

Primeira calda

Ingredientes:

¾ de xícara de água

1 colher de sopa de sal

1 colher de café de bicarbonato de sódio

1 xícara de açúcar refinado

Segunda calda

Ingredientes:

½ copo americano de molho shoyu

¼ de xícara de água

½ colher de sopa de margarina

½ colher de chá de glutamato monossódico (Aji-no-moto)

½ colher de chá de sal

Modo de preparo:

Pegue duas assadeiras grandes, ponha o amendoim em uma e a farinha na outra, reserve. Em um bowl junte todos os ingredientes da primeira calda, misture bem até dissolver todo o açúcar, reserve. Adicione a calda aos amendoins com uma colher aos poucos, o suficiente para umedecer todo o amendoim, mexa com as mãos para ter certeza de que todos os grãos estão úmidos. Com as mãos ou com uma escumadeira, escorra o excesso de calda, passe o amendoim para a forma com a farinha, misture bem para que todos os grãos fiquem envolvidos na farinha. Sobre a mesma forma, peneira os amendoins retirando o excesso de farinha, volte os amendoins para a forma anterior e umedeça-os outra vez, repita esse processo, no total, por quatro vezes. Após envolver os amendoins pela última vez, divida em duas porções, ponha cada porção em uma forma grande, leve para assar mexendo de vez em quando, em forno a 250°C por aproximadamente 30 minutos ou até dourar levemente. Enquanto assa o amendoim, prepare a segunda calda: em uma panela grande disponha todos os ingredientes da segunda calda, leve ao fogo baixo mexendo até ferver, adicione o amendoim já assado e continue mexendo até secar toda calda, despeje de volta na assadeira e leve ao forno por mais 20 minutos até ficar crocante. Repita o passo na outra metade dos amendoins. Deixe esfriar e guarde em sacos plásticos ou vidros bem fechados. Dessa maneira você prepara os amendoins crocantes tradicionais de shoyu e cor marrom.

Opções de sabores/cores: substitua a segunda calda pelas seguintes (prosseguindo o modo de preparo da calda de shoyu):

Açafrão/Amarelo: ½ xícara de água, 1 colher de sobremesa de açafrão em pó, 1 colher de sobremesa de curry apimentado, ½ colher de sopa de margarina ou manteiga.

Salsinha/Verde: ½ maço de salsinha batido no liquidificador, ½ xícara de água, ½ colher de sopa de margarina, ½ colher de chá de sal, ½ colher de chá glutamato monossódico.

   amendoim crocante (2)

   amendoim crocante

“Vai Brasil!”

Maria Sônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s