Marrom-glacê

O nome marrom-glacê indica no mundo inteiro um doce trabalhoso, caro e refinado, no qual se cozinha a castanha europeia pelada em calda de açúcar aromatizada com baunilha. É consumido como guloseima ou destinado à confeitaria. Menos no Brasil. Aqui, a maioria o conhece como uma sobremesa industrial, à base de batata-doce (Fonte: estadao.com.br). Essa receita é caseira e agrega leite de coco e chocolate à preparação do doce, experimente fazê-lo e delicie-se!

Ingredientes:

1 kg de batata doce

1 kg de açúcar cristal

200 ml de leite de coco

2 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de sopa de essência de baunilha

½ colher de cardamomo em pó (opcional)

Modo de preparo:

Lave as batatas, ponha-as em uma panela de pressão com 2 e ½ xícaras de água, leve ao fogo e deixe cozinhar por uns 7 minutos ou mais se as batatas forem grandes. Depois de cozidas, retire do fogo, deixe esfriarem e descasque-as, passe-as pelo espremedor de batata. Junte em uma panela alta a batata amassada e todos os outros ingredientes (exceto a baunilha e o cardamomo), leve ao fogo baixo mexendo sempre até desgrudar totalmente do fundo da panela, adicione a baunilha e o cardamomo, continue mexendo até você fazer caminho com a espátula e o doce demorar a se encontrar. Retire do fogo, coloque o doce em uma forma untada com um pouco de margarina, deixe esfriar caso queira enrolar ou secar de um dia para o outro se preferir cortar. Passe no açúcar cristal e guarde-os em vidros bem fechados.

Dicas:

Quando o doce começa a dar ponto costuma salpicar, então, para evitar queimaduras cubra a panela com um pano de prato limpo e úmido, prendendo as pontas do mesmo na alça da panela para que não se encostem à chama do fogo, permanecendo a mexer o doce para ele não grudar no fundo da panela.

   DSC05997   DSC05989

Um doce apaixonante!

Maria Sônia

Anúncios

4 pensamentos sobre “Marrom-glacê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s