Bolo nega maluca vegano (sem ovos e sem leite)

Ao procurar na internet por receitas de bolos de chocolate veganos (sem a adição de leite, ovos e derivados) não achei nenhuma que fosse apetitosa e verdadeiramente vegana (muitas continham achocolatado em pó ou nata, ingredientes que possuem leite em sua composição), então resolvi adaptar uma receita comum de nega maluca. O bolo ficou tão gostoso quanto o convencional e supri a vontade e a necessidade das pessoas que não podem ou querem consumir esses ingredientes (vegans e intolerantes à lactose). Experimente!

Massa

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo

1 e ½ xícaras de açúcar

1 e ¼ de xícaras de água (fervente)

½ xícara de chocolate em pó

½ xícara de óleo

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

3 colheres de sopa de linhaça dourada

6 colheres de sopa de água

Modo de preparo:

Ponha a linhaça de molho nas 6 colheres de sopa de água por no mínimo 30 minutos. Passado esse tempo, bata no liquidificador a linhaça com o açúcar e o óleo até obter um creme homogêneo. Despeje a mistura do liquidificador em um bowl, adicione a farinha já peneirada com o bicarbonato de sódio e o chocolate em pó, vá mexendo e adicionando 1 e ¼ de xícara de água fervente. Unte uma forma com óleo e polvilhe com farinha, disponha a massa do bolo e leve-o para assar em forno médio preaquecido por 35 minutos aproximadamente.

Cobertura

Ingredientes:

1 lata de leite condensado de soja (Soymilk)

3 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de chá de óleo

Modo de preparo:

Ponha todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo baixo mexendo o brigadeiro continuadamente até ele desgrudar do fundo da panela, retire do fogo, deixe amornar um pouco e cubra o bolo.

Dicas:

  • Prepare o brigadeiro só após retirar o bolo do forno (enquanto o bolo resfria um pouco para que possa ser retirado da forma) é o tempo suficiente para o preparo do brigadeiro.
  • Você pode substituir os ovos (quando usados inteiros) por linhaça em outras receitas fazendo a equivalência: 1 ovo=1 colher de sopa de linhaça dourada+2 colheres de sopa de água.

   DSC06069   DSC06068

   DSC06060   DSC06064

Maravilhoso!

Maria Sônia

Anúncios

38 pensamentos sobre “Bolo nega maluca vegano (sem ovos e sem leite)

  1. Olá, pode substituir a farinha dês trigo por maisena ou fécula de batata, pois meu filho não pode a farinha de trigo.

    • Olá Gracielly. Não é possível substituir o farinha por maisena, não, para o preparo dessa receita.Você pode preparar outro bolo, no qual é usado uma mistura de farinhas sem glúten. Obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

    • Olá Vera, normalmente só os achocolatados contêm leite ou derivados, como o soro por exemplo. O que uso nessa receita é chocolate em pó 50% da Harald que consta poder conter traços, mas você pode usar o chocolate em pó solúvel da Nestlé ou o cacau em pó solúvel da Garoto. Obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

  2. A receita é excelente o bolo fica muito saboroso e macio. Como eu não tinha leite condensado de soja usei uma caixinha de creme de leite 3 colheres de chocolate em pó e 3 de açúcar e um pouco de azeite. Ficou sensacional.

    • Olá Denise, até o presente não preparei essa receita com a ferinha de arroz, mas creio que iria ficar muito seco, pois a farinha de arroz é própria para o preparo de biscoitos ou misturadas com outras farinhas quando for para o preparo de bolos e pães. Abs Maria Sônia.

    • A linhaça substitui os ovos na receita. Caso deseje não utilizá-la, use 1 colher de sobremesa de lecitina de soja ou 3 colheres de sopa de sementes de chia. Obrigada pelo comentário! Abs, Maria Sônia.

  3. Tenho uma filha de dois anos, alérgica a leite e ovo. Estou ansiosa pra fazer a receita. Pois é tão difícil encontrar receitas assim. Muito obrigada por compartilhar conosco.

    • Olá Cíntia, Tenho certeza que você irá gostar muito dessa receita. Agora eu quem fico ansiosa para saber se você aprovou, quando fizer me diga o resultado, ok? Sucesso! Abs, Maria Sônia.

    • Olá Elba, pode sim, apesar de eu não ter testado com fermento, funcionará. Adicione, no caso, uma colher de sopa rasa de fermento, ok? Obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

  4. Oi Maria, tudo bem? Meu namorado (Renê) fez este bolo de surpresa no meu aniversário e foi uma verdadeira surpresa mesmo! Foi o primeiro bolo dele e eu AMEI! Parabéns pela receita, ficou sensacional!!! Um abraço, Isabella

  5. Preparei este bolo no final de semana! Ficou muito bom! Com certeza entrará na lista dos doces costumeiros lá em casa…rs… Compartilhei a receita no meu blog (logicamente atribuindo a você os devidos créditos). Bjo ❤

  6. Republicou isso em Devaneios e Poesiase comentado:
    Ontem foi segunda feira… Dia de publicar na categoria “Segunda Feira sem Carne”… Não o fiz porque esqueci de fotografar a receita de bolo vegano que testei no final de semana! Então, estou compartilhando a receita do blog Maria Mestre Cuca! Foi este bolo que testei, experimentei e aprovei! Muito bom mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s