Creme de batata e alho-poró

Este creme é a opção perfeita para nos manter aquecidos e bem nutridos nesta época de frio, consistente, suave e delicioso. Espero que você goste!

Ingredientes:

2 alhos-porós grandes

1 kg de batata

½ xícara de creme de leite

6 colheres de sopa de manteiga ou margarina

1 e ½ litros de água

2 tabletes de caldo de legumes ou de carne

Pimenta, salsa desidratada e noz-moscada a gosto

Modo de preparo:

Lave as batatas, descasque-as, corte-as em pequenos pedaços, lave-as novamente, ponha em uma panela teflonada com duas colheres de margarina e leve ao fogo baixo mexendo de vez em quando até a batata ficar macia. À parte, limpe os alhos- porós, corte-os em rodelas bem finas incluindo as folhas mais novas, ponha em outra panela com duas colheres de margarina e leve ao fogo baixo até começar a dourar, adicione as batatas reservadas, ½ litro da água e deixe cozinhar por 10 minutos. Passados os 10 minutos, retire a panela do fogo, adicione o restante da água e bata tudo no liquidificador, volte o creme para a panela e leve de volta ao fogo brando, adicione os condimentos e o caldo de legumes/carne. Cozinhe o creme por uns 15 minutos mexendo às vezes para não grudar no fundo da panela, adicione o creme de leite sem soro, mexa e sirva em seguida acompanhado com croutons dourados no restante da manteiga ou margarina e queijo ralado a gosto.

Dicas:

  • O alho-poró pode ser substituído por cebolas na mesma quantidade.
  • Você pode usar pães amanhecidos ou pão italiano para preparar os croutons. Corte o pão em quadrados pequenos, leve ao fogo baixo em uma frigideira mexendo de vez em quando até começar a dourar, despeje-os em um prato, volte a frigideira ao fogo com o restante da manteiga ou margarina, adicione um dente de alho bem picadinho e deixe dourar, junte os croutons reservados e a salsa desidratada, mexa e retire do fogo.
  • Caso prefira usar salsa fresca, pique modo areia, ponha-a em uma peneira e lave-a para retirar o excesso do caldo verde que ela solta, dessa forma ela não irá alterar o sabor do seu prato. (Você pode fazer isso com todo o maço de salsa em quanto fresca e congelar para posterior uso.)

   002

   005

A melhor escolha para o Inverno!

Maria Sônia

Anúncios

5 pensamentos sobre “Creme de batata e alho-poró

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s