Ravióli de taioba com ricota e molho branco

Veja o passo a passo para preparar um delicioso ravióli caseiro feito com taioba, recheado com ricota e coberto com molho branco! Espero que goste!

Ingredientes:

2 xícaras de chá de farinha de trigo

½ xícara de chá de semolina

4 folhas médias de taioba

2 ovos

½ colher de sobremesa de sal

Modo de preparo:

Ponha 2 litros de água em uma panela grande e leve para ferver, quando estiver fervendo, adicione as folhas de taioba e escalde-as por 3 minutos, dispense a água e triture as folhas até formar um purê, deixe esfriar. Em um bowl grande junte a farinha de trigo, a semolina e o sal, misture e faça um montinho com um buraco no centro, nele, ponha o purê de taioba já frio, os ovos e vá misturando com o auxílio de um garfo. Em seguida, dispense o garfo e amasse com a mão até obter uma massa lisa que não grude mais nas mãos, reserve-a coberta com um pano úmido ou um plástico por 30 minutos. Após o descanso da massa, vá pegando pequenas porções e abrindo tiras de massa com espessuras bem finas com o rolo de massa ou cilindro, disponha pequenas porções de recheio espaçadas ao longo da tira e deslocadas para um lado (veja na foto), dobre a massa horizontalmente apertando de leve com os dedos entre um recheio e outro, corte os raviólis com uma carretilha e reserve-os sobre uma superfície forrada com plástico. Ao término de toda a massa, leve-os raviólis para cozinhar em água fervendo temperada com sal como para macarrão ou com caldo de legumes, até subirem à superfície da água, retire-os com uma escumadeira.

Dicas:

  • Para esta receita usei como recheio 300 g de ricota temperada e servi com molho branco. Mas você pode usar outro recheio e molho de sua preferência.
  • A taioba pode ser substituída por 200 g de folhas de espinafre escaldado como a taioba ou cozido no vapor. Caso use os talos do espinafre, triture-o bem, para as fibras não ficarem inteiras e atrapalharem no manuseio da massa.
  • A receita de molho branco você vê aqui: https://mariamestrecuca.wordpress.com/2013/07/26/molho-branco/

   massa taioba (2)

Your image is loading...Muito bom!  
Maria Sônia
Anúncios

5 pensamentos sobre “Ravióli de taioba com ricota e molho branco

    • Pois é Olivia, a taioba é uma verdura tão fácil de cultivar que dá para ter um pezinho no quintal ou até em vaso e, me parasse que são poucas produtores que a cultiva, por isso é difícil de encontra-la no mercado. A taioba, para quem não a conhece, tem as mesmas propriedades que o espinafre em maior quantidade e com menos água, perfeita para preparar recheios, omeletes e massas, como a que preparei. Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s