Pão alemão

Esta receita é para as pessoas que possuem tempo e paciência para dedicar à cozinha e família e que gostam de preparar pães caseiros. Esse pão alemão é muito saboroso e macio, embora simples, o preparo é demorado, mas o resultado compensa! Veja o passo a passo dessa delícia!

Ingredientes:

6 xícaras de farinha de trigo

1 e ½ xícaras de água

½ xícara de mel

2 colheres de sopa de margarina culinária

1 colher de sopa rasa de sal

45 g de fermento biológico

Fubá (para polvilhar a forma)

Modo de preparo:

1º Passo: Em um bowl dissolva o fermento com a água morna, adicione o mel, a margarina e o sal, mexa, reserve 1 xícara da farinha e junte as outras 5 xícaras à mistura do fermento, agregue bem com o auxílio de um pão duro ou espátula. Após a adição da farinha, amasse a massa com as mãos, faça uma bola com a massa, polvilhe-a com um pouco de farinha reservada, cubra o bowl e deixe descansar por 15 minutos.

2º Passo: Passado os 15 minutos, sobre uma superfície seca, trabalhe a massa esticando-a para frente com o punho e juntando-a de volta com a ponta dos dedos, polvilhando com a farinha as mãos e a superfície sempre que for necessário para a massa não grudar, repita esse movimento por 10 minutos, faça uma bola com a massa, polvilhe com farinha, coloque-a de volta no bowl, cubra e deixe descansar novamente por 40 minutos.

3º Passo: Volte a massa à superfície, trabalhe-a como no passo anterior por 5 minutos, faça uma bola com a massa, polvilhe com farinha, ponha-a de volta e deixe descansar por mais 40 minutos.

4º Passo: Divida a massa em duas porções, boleie cada parte formando um pão, polvilhe os pães com farinha, coloque em uma forma untada com margarina e polvilhada com fubá, cubra a forma e deixe os pães crescerem por 1 hora ou até dobrarem de volume. Leve para assar em forno médio até dourar.

Dicas: A farinha para trabalhar a massa em todos os passos não pode ultrapassar de 1 xícara para que a massa não fique muito seca. Caso você não tenha mel, substitua-o por melado ou alimento glicosado.

   DSC06035

   DSC06028

Uma receita que vale a pena experimentar!

Maria Sônia

Anúncios

10 pensamentos sobre “Pão alemão

    • Olá, Inês. Fico contente que tenha gostado da receita e comentado, muito obrigada.
      Realmente, essa receita é um pouco demorada por ter que deixar a massa descansar por várias vezes, mas compensa a espera, né não? Abs, Maria Sônia.

    • Olá Susete, essa receita de pão é simplesmente maravilhosa e sem a adição de ovos. Siga o passo a passo como na receita e depois me conte o resultado, ok? abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s