Sardinha recheada com farofa

A sardinha tem todos os ômegas (gordura essencial) na proporção ideal, é fonte rica de selênio, proteína, cálcio, vitaminas B-12 e D. Aprenda a preparar esse peixe que supera o salmão em termos de quantidade de nutrientes. Assado com um delicioso recheio de farofa!

Ingredientes:

1 kg de sardinhas graúdas

1 xícara de farinha de mandioca torrada

1 dente de alho grande

2 colheres de azeite

100 g de nozes pecã

50 g de tâmaras sem caroço

5 damascos

2 colheres de sopa de cachaça ou conhaque

1 colher de sopa rasa de sal

Alecrim e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Limpe as sardinhas, abra-as e remova a espinha central sem romper a pele. Lave-as em água temperada com o suco do limão, aperte-as com as mãos para remover o excesso de líquido, tempere com o sal e a folhinha de alecrim fresca (bem picadinha), reserve. Pique as tâmaras e os damascos, ponha as frutas em um pequeno bowl e junte a cachaça, reserve. Em uma panela, adicione o azeite, o alho picado e refogue em fogo baixo, junte as nozes picadas, as frutas reservadas e a farinha, mexa, verifique o sal e retire do fogo. Recheie cada sardinha com 2 colheres de sopa da farofa, feche e embrulhe-a em um pedaço de papel alumínio, repita o processo com todas elas. Arrume-as em uma forma e leve para assar em forno alto preaquecido por 15 minutos.

Dicas:

Você pode substituir a farinha de mandioca por farinha de rosca ou preparar a farofa com outros ingredientes a seu gosto. É fácil limpar as sardinhas e fazer os filés, em vez de adquiri-los prontos. Após limpar as sardinhas corra o polegar entre a carne e a espinha central da sardinha, começando de onde é retirada a cabeça até o rabo, no final da espinha quebre o rabo junto com a espinha.

   sardinharecheada5   sardinharecheada1

   sardinharecheada2   sardinharecheada3

Saborosa!

Maria Sônia

Anúncios

4 pensamentos sobre “Sardinha recheada com farofa

  1. Boa noite; Maria… Obrigada pelas boas vindas ;), adorei seu blog… amo cozinhar ❤ ainda nao o conhecia, adorei as receitas que vi e ja peguei várias, rs. Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s