Pescada frita

Gosto muito de peixes fritos e sempre procuro prepará-los da melhor forma. Já fiz empanados usando diversas farinhas (de mandioca, de rosca, de trigo) e dias atrás resolvi utilizar a farinha de arroz. Que grata surpresa! A pescada ficou bem crocante, sequinha por fora e macia por dentro, espetacular! Experimente você também!

Ingredientes:

1 kg de pescadas médias

1 limão

1 colher de sobremesa de sal

1 xícara de farinha de arroz

¼ de xícara de maisena (amido de milho)

Pimenta do reino a gosto

½ litro de óleo para fritar

Modo de preparo:

Esprema o limão, ponha o suco em uma tigela e reserve. Limpe as pescadas (retirando a espinha central). Lave-as e passe-as no suco do limão, aperte as pescadas delicadamente com as mãos e ponha-as em outra tigela, tempere com sal e pimenta do reino, cubra a vasilha e deixe repousar por 1 hora na geladeira. Passado esse tempo, misture a farinha de arroz e a maisena, retire o peixe da geladeira e passe na farinha, um de cada vez. Frite em óleo quente até ficar dourado. Sirva quente com molho campanha e saladas.

Dicas:

A farinha de arroz é muito boa para empanar, deixando as frituras mais crocantes, sem absorver muito óleo nem queimar com facilidade (como a farinha de rosca ou a de mandioca).

Poucos sabem diferenciar o molho vinagrete e o molho campanha, mas há uma diferença entre eles. O molho campanha é uma mistura que normalmente leva tomates (sem semente), pimentão verde e cebola picados, óleo/azeite, vinagre/limão e sal. Eu prefiro prepará-lo sem pimentão, acrescentando alcaparras, azeitonas e pimentas. Já o vinagrete é uma emulsão à base de ácido e óleo (vinagre/limão + azeite/outros óleos).

   DSC06249   DSC06251

Crocante e sequinha!

Maria Sônia

Anúncios

2 pensamentos sobre “Pescada frita

    • É mesmo, Darlene? Moro em São Paulo-SP e por aqui é bem comum em lojas de produtos naturais, supermercados e mercadões. Talvez seja uma opção comprar online. Obrigada pelo comentário! Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s