Alcachofras recheadas

Se você está a procura de uma receita para uma ocasião especial, acabou de encontrar! Essa deliciosa alcachofra recheada com creme de cebola e queijo vai surpreender e agradar.

Ingredientes:

6 alcachofras

½ colher de sopa de sal

1 e ½ litro de água (branqueamento)

1 pão francês

1 pacote de sopa de cebola

1 e ½ xícara de água (cocção)

2 colheres de margarina ou manteiga

100 g de queijo ralado de boa qualidade

¼ de xícara de vinho branco seco

Pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de preparo:

Lave as alcachofras, retire as primeiras pequenas pétalas da borda, com o auxílio de uma tesoura corte as pontas de todas as pétalas abertas, reserve. Leve ao fogo uma panela com a água para branqueamento, quando ferver, adicione o sal e as alcachofras de cabeça para baixo e deixe ferver por uns 5 minutos. Retire-as do fogo, reserve a água, passe-as em água fria e, com o auxílio de uma colher, remova os espinhos (a parte das pétalas fechadas), com cuidado para não furar o fundo, reserve. Dissolva a sopa de cebola em 1 e ½ xícara da água em que foram cozidas as alcachofras, leve ao fogo e cozinhe até obter um creme, retire do fogo, adicione o queijo, o vinho, pimenta e a noz moscada, mexa e reserve. Corte o pão em cubos pequenos, leve ao fogo em uma pequena panela para tostar com a margarina, quando o pão estiver dourado, retire do fogo e com o auxílio de uma colher distribua-o no fundo das alcachofras. Em seguida distribua o creme colocando também entre todas as pétalas. Arrume-as em uma caçarola com um pouco da água em foram cozidas, cubra a caçarola e leve ao fogo baixo até que estejam cozidas. Sirva quente.

Dicas:

Você pode levar as alcachofras recheadas ao forno, nesse caso, use um pirex com tampa ou coberto com papel alumínio, para não ressecá-las.

   DSC06337   DSC06328

   DSC06331   DSC06334

Uma delicadeza!

Maria Sônia

Anúncios

2 pensamentos sobre “Alcachofras recheadas

    • Obrigada pelo comentário, ficou muito saborosa mesmo, uma ótima opção para uma entrada principalmente quando temos certeza de que o prato principal irá demorar para sair. Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s