Doce de leite cremoso

Um doce de leite preparado como na fazenda, com muita paciência e sem estresse. Experimente toda a cremosidade e sabor dessa delícia com gosto de interior! Espero que aprove!

Ingredientes:

1 litro de leite de padaria (de saquinho)

150 g de açúcar

1 colher de sobremesa de aroma de baunilha ou de coco

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:

Em uma panela alta, ponha o leite e o bicarbonato, leve ao fogo e fique de olho para que o leite não transborde ao ferver. Quando ferver, reduza o fogo, mexa o leite por alguns minutos com movimentos circulares, adicione 50 g do açúcar e mexa mais um pouco até dissolver ele completamente. Após 30 minutos de cozimento, junte o restante do açúcar e volte a mexer, cozinhe o doce até obter a consistência desejada (sempre em fogo baixíssimo mexendo de vez em quando para que o doce não grude no fundo da panela).

Dicas:

  • O segredo para obter um doce cremoso é cozinhá-lo em fogo baixo, mexendo com frequência e adicionando só esta quantidade de açúcar por litro de leite.
  • A melhor opção para fazer o doce de leite é o leite de vaca fresco, mas o leite de saquinho que encontramos nas padarias serve. Não utilize leite longa vida.
  • Você pode acrescentar coco ralado, ameixa, amendoim triturado ao doce quando ele estiver quase no ponto de retirar do fogo.
  • O mito de que deitar um pires no fundo da panela faz com que o leite ao ferver não derrame não é seguro. Fique de olho!

   DSC06166      DSC06163

É de comer rezando!

Maria Sônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s