Roscas de Natal

O espírito do Natal se fortalece em mim quando preparo panetones, biscoitos e roscas natalinas. O ato de preparar com carinho e cuidado algo que depois será partilhado pela minha família em momentos de reunião me faz muito feliz e exemplifica os sentimentos de gratidão e amor dessa época de festividades. Espero que você goste da receita e se anime para prepará-la, essas roscas são deliciosas e bem decorativas!

1º Massa/ Esponja

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo

¾ de xícara de leite morno

¼ de xícara de açúcar

30 g de fermento fresco para pão

Modo de preparo:

Em um bowl junte o açúcar e o fermento, dissolva todo o fermento com auxílio de um garfo. Adicione o leite morno e a farinha aos poucos, mexendo sem deixar embolar, cubra o bowl e deixe descansar por 15 minutos.

2º Massa:

Ingredientes:

4 xícaras de farinha de trigo

¾ de xícara de açúcar

100 g de margarina

2 ovos

1 gema

1 colher de sopa de raspas de limão

1 colher de sobremesa de essência para panetone

1 pitada de sal

2 colheres de sopa de café a mesma quantidade de leite (para pincelar)

Recheios:

Ingredientes:

(Para fazer uma rosca de frutas e outra de chocolate)

1 xícara de frutas cristalizadas picadas

200 g de chocolate ao leite

100 g de castanhas do Pará raladas ou moídas

2 colheres de sopa de leite

Modo de preparo:

Bata o açúcar, os ovos e a gema na batedeira até obter um creme esbranquiçado, adicione a margarina, as raspas do limão, a essência e o sal, bata mais um pouco, despeje o creme obtido no bowl contendo a esponja (1º massa), mexa e junte a farinha inicialmente com um pão duro, dispense o pão duro e sove um pouco com a mão, faça uma bola com a massa, cubra o bowl com um plástico e deixe descansar por 40 minutos ou até que ela dobre de tamanho. Passado o tempo indicado, divida a massa em duas partes. Para a rosca em formato de guirlanda (com frutas), abra um retângulo de cerca de 30×50 cm com o rolo sobre uma superfície seca sem enfarinhar, disponha as frutas cristalizadas sobre todo o retângulo e enrole como um rocambole apertando bem. Com uma faca bem afiada, corte o rocambole ao meio no sentido do comprimento, trance as duas metades unindo as pontas no final, coloque a rosca dentro de uma forma de furo central untada com um pouco de margarina e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Pincele com café com leite e leve para assar em forno médio até que estejam douradas (aproximadamente 30 minutos). Para a rosca em formato de estrela (com chocolate), divida a segunda metade da massa em três partes, abra cada parte formando três discos iguais. Derreta o chocolate junto com as duas colheres de sopa de leite, junte a castanha já ralada, ponha metade sobre o primeiro disco, que deve estar sobre papel manteiga, disponha outro disco de massa e o restante do chocolate. Cubra com o último disco de massa. Faça oito cortes (semelhantes à divisão de uma pizza) da borda para o centro dos discos, deixando no centro da massa um espaço circular livre, ou seja, não corte totalmente até o centro. Em seguida, torça as partes aos pares, torcendo para dentro, para que se unam, junte as pontas. Com cuidado, deslize o papel manteiga para o fundo de uma forma de fundo falso, ponha o aro e deixe a massa crescer até dobrar de volume, pincele com café com leite ou gema com café e asse como a anterior.

Dicas:

Essa receita rende duas roscas médias. Você pode variar os recheios de acordo com seu gosto pessoal.

   DSC06707   DSC06709

   DSC06710

Feliz Natal!

Maria Sônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s