Ossobuco com polenta

Em Milão (Itália), o ossobuco é um dos pratos seculares mais apreciados da cozinha local por seu sabor marcante. Originalmente, ele é preparado em um cozido demorado, enriquecido com azeite, vinho e ervas aromáticas. Significa “osso com um buraco” no dialeto antigo da região. Experimente fazer essa delícia no réveillon e surpreenda seus convidados!

Ossobuco

Ingredientes:

1 e ½ kg de ossobuco

1 litro de água fervente

Barbante (para amarrar os ossos)

1 cebola grande

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 e ½ colher de chá de sal

2 colheres de sopa de óleo

½ xícara de café forte

3 colheres de sopa de farinha de trigo

Noz moscada, pimenta do reino, tomilho e cheiro verde a gosto

Modo de preparo:

Arrume e amarre os ossos um a um com um pedaço de barbante, de forma que o osso fique bem no centro da carne, repita o processo em todos, reserve. Ponha uma colher do óleo em uma caçarola e deixe ficar bem quente (de preferência uma caçarola de ferro fundido), sele-os de ambos os lados (doure), reserve. Em uma panela de pressão coloque o resto do óleo e refogue a cebola e o alho, arrume a carne já selada, o louro e o litro de água fervente, deixe ferver um pouco antes de fechar a panela, reduza o fogo, feche a panela e cozinhe por 30 minutos. Passado o tempo, retire a panela do fogo e deixe a pressão sair naturalmente, abra a panela e verifique se já está cozido a seu gosto. Se a carne já estiver no ponto, volte a panela destampada ao fogo, adicione o sal e deixe ferver por alguns minutos. Com o auxílio de uma escumadeira retire a carne cuidadosamente e arrume na caçarola, reserve. Dissolva a farinha de trigo no café e junte ao molho da carne que ficou na panela de pressão, mexa com um pão duro até obter um molho brilhante, tempere com os condimentos e despeje por cima da carne na caçarola, aqueça novamente até começar a ferver. Retire do fogo e sirva imediatamente.

Polenta de quirera

Ingredientes:

250 g de quirera

2 colheres de sopa de fubá

½ litro de água

2 colheres de sopa de óleo

1 cebola grande

2 dentes de alho

1 e ½ colher de chá de sal

Pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de preparo:

Deixe a quirera de molho por, no mínimo, 6 horas. Leve ao fogo uma panela com o óleo e refogue a cebola e olho picadinhos, adicione a quirera escorrida, mexa, junte o sal e a água fervendo. Reduza o fogo e deixe cozinhar até a polenta ficar macia, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Quando estiver pronta, adicione o fubá e os condimentos, mexa e sirva em seguida.

Dicas:

Você pode substituir o café por vinho tinto seco.

   DSC06325

   DSC06326

Feliz Ano Novo!

Maria Sônia

Anúncios

Um pensamento sobre “Ossobuco com polenta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s