Trufa de maracujá

Esta trufa de maracujá revela sabores e sensações contrastantes e complementares: o azedinho do maracujá, o doce do chocolate branco, o sabor intenso do chocolate meio amargo, a crocância da casca e a cremosidade do recheio. Faça em casa essa receita e torne sua Páscoa ainda mais especial e saborosa!

Ingredientes:

4 maracujás azedos grandes

4 colheres de sopa de açúcar cristal (60 g)

2 colheres de sopa de cachaça ou álcool de cereais

2 colheres de sopa de creme de leite sem soro (30 g)

500 g de chocolate branco (usei Sicao)

Modo de preparo:

Sobre um bowl, em uma peneira, ponha a polpa dos maracujás, junte o açúcar e, com o auxílio de uma colher, amasse a polpa sobre a peneira para que as sementes se soltem com facilidade. Despeje o suco obtido em uma panelinha e leve ao fogo até ficar cremoso (reduzido a ¾ de xícara de chá), retire do fogo e reserve. Pique o chocolate, leve-o para derreter em banho-maria junto com o álcool/ cachaça e o creme de leite. Depois de derretido, retire do banho-maria, ponha a vasilha sobre o mármore e continue mexendo o chocolate. Adicione a calda de maracujá reservada e mexa até esfriar. Depois de fria, coloque a trufa em uma vasilha de louça ou de vidro e cubra com papel filme, de maneira que o plástico fique em contato com o chocolate para evitar que transpire. Guarde na geladeira até a hora de uso. Eu fiz casquinhas de chocolate meio amargo. Veja neste post como temperar chocolate, banhar bombons e fazer casquinhas para trufas: https://mariamestrecuca.wordpress.com/2014/04/06/1293/

Dicas:

  • Se você for usar a trufa como recheio, tire da geladeira alguns minutos antes de utilizá-la para facilitar o manuseio.
  • Para dar um toque mais natural, depois de retirar as sementes da polpa dos maracujás, recoloque apenas algumas sementes à calda.
  • Se procura por outras receitas de Páscoa, veja o preparo de colomba pascoal, ovos cozidos decorados, ovos de Páscoa, entre outras, aqui: https://mariamestrecuca.wordpress.com/tag/receitas-de-pascoa/

   DSC06999

   DSC06998

Feliz Páscoa!

Maria Sônia

Anúncios

7 pensamentos sobre “Trufa de maracujá

  1. Pingback: Trufas de coco | Maria mestre-cuca

    • Olá Elizabete, você tem que calcular o quanto você investe em todo o material: chocolate, formas, papel pra embrulhe, frutas, nesse caso o maracujá, pegar o total e multiplicar por 2,5. Normalmente trabalho assim, se aumentamos mais encarece muito o produto. Abs, Maria Sônia.

    • Olá, Adelvalda! A adição da bebida alcoólica é prolongar a validade da trufa. Você pode utilizar vodka, licor ou até álcool de cereias. Obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

    • Olá, Natalie! Quando já cobertas com chocolate, as trufas duram cerca de 15 dias, sem cobertura, duram até um mês armazenadas na geladeira. Espero ter esclarecido sua dúvida. Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s