Risi e bisi (arroz e ervilhas)

O risi e bisi (arroz e ervilha) é uma receita italiana da região de Veneza, meio termo entre risoto e sopa. Típica de primavera por ser esta a estação de colheita das ervilhas na Itália. Experimente esse prato especial! Buon appetito!

Ingredientes:

600 g de ervilhas frescas ou congeladas

1 e ¾ xícaras de arroz para risoto

1 cebola grande

4 colheres de manteiga ou margarina

2 colheres de óleo

200 g de queijo parmesão ralado na hora

2 cubos de caldo de legumes

1,5 L de água

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver com os caldos de legumes dissolvidos. Pique a cebola e refogue-a em outra panela com o óleo e as duas colheres de margarina, adicione o arroz e refogue por cerca de dois minutos, junte as ervilhas, mexa e adicione metade da água com o caldo dissolvido, mexa e deixe cozinhar por 10 minutos. Junte o restante do caldo e deixe cozinhar mais um pouco, mas lembre-se que o arroz tem que ficar al dente e com mais caldo do que um risoto comum. Um pouco antes de retirar a panela do fogo, adicione o queijo ralado, o restante da margarina e a pimenta do reino, mexa e sirva quente em pratos preaquecidos.

Dicas:

Na receita original as cascas das ervilhas frescas são usadas para preparar o fundo (caldo). São cozidas com sal grosso depois passadas por uma peneira para retirar o caldo necessário para o cozimento e as ervilhas são adicionadas no início do preparo, antes do arroz. Em algumas versões carnes ou bacon são adicionados.

   DSC06271

   DSC06267

Meraviglioso!

Maria Sônia

Anúncios

4 pensamentos sobre “Risi e bisi (arroz e ervilhas)

    • Claro Jean, o caldo de legumes fica ao gosto de quem o prepara, não é mesmo? Eu costumo prepará-lo in natura, isso é, o verdadeiro fundo, como o chamamos, ok? Muito obrigada pelo comentário Jean. Abraço!

      • É porque eu tento o máximo possível não passar para as pessoas o uso do caldo industrializado. Mas a propósito a receita tá ótima

      • Entendo meu querido Jean. Mas nem todos têm o tempo e as condições de prepará-lo como manda o “figurino”, não é? Muitas vezes o caldo de legumes faz milagres! Rs! Abs, querido Jean!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s