O risi e bisi (arroz e ervilha) é uma receita italiana da região de Veneza, meio termo entre risoto e sopa. Típica de primavera por ser esta a estação de colheita das ervilhas na Itália. Experimente esse prato especial! Buon appetito!
Ingredientes:
600 g de ervilhas frescas ou congeladas
1 e ¾ xícaras de arroz para risoto
1 cebola grande
4 colheres de manteiga ou margarina
2 colheres de óleo
200 g de queijo parmesão ralado na hora
2 cubos de caldo de legumes
1,5 L de água
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Coloque a água para ferver com os caldos de legumes dissolvidos. Pique a cebola e refogue-a em outra panela com o óleo e as duas colheres de margarina, adicione o arroz e refogue por cerca de dois minutos, junte as ervilhas, mexa e adicione metade da água com o caldo dissolvido, mexa e deixe cozinhar por 10 minutos. Junte o restante do caldo e deixe cozinhar mais um pouco, mas lembre-se que o arroz tem que ficar al dente e com mais caldo do que um risoto comum. Um pouco antes de retirar a panela do fogo, adicione o queijo ralado, o restante da margarina e a pimenta do reino, mexa e sirva quente em pratos preaquecidos.
Dicas:
Na receita original as cascas das ervilhas frescas são usadas para preparar o fundo (caldo). São cozidas com sal grosso depois passadas por uma peneira para retirar o caldo necessário para o cozimento e as ervilhas são adicionadas no início do preparo, antes do arroz. Em algumas versões carnes ou bacon são adicionados.
Meraviglioso!
Maria Sônia
Muito bom Maria, belo resgate da cultura italiana…
Eu só dispenso o caldo de legumes… 😛
um abraço
Claro Jean, o caldo de legumes fica ao gosto de quem o prepara, não é mesmo? Eu costumo prepará-lo in natura, isso é, o verdadeiro fundo, como o chamamos, ok? Muito obrigada pelo comentário Jean. Abraço!
É porque eu tento o máximo possível não passar para as pessoas o uso do caldo industrializado. Mas a propósito a receita tá ótima
Entendo meu querido Jean. Mas nem todos têm o tempo e as condições de prepará-lo como manda o “figurino”, não é? Muitas vezes o caldo de legumes faz milagres! Rs! Abs, querido Jean!