Bolo de mandioca puba

Junho é o mês das festas dos santos populares católicos e uma das coisas que mais gosto nessa época é relembrar as brincadeiras, comemorações e receitas da minha infância no campo. Bolos marcam presença nas quermesses e festas juninas em geral, esse de mandioca puba com coco assado na folha da bananeira é uma delicadeza, tradicional e delicioso! Espero que goste!

Bolo de puba

Ingredientes:

700 g de puba (úmida)

350 g de açúcar cristal (usei União)

1 xícara de leite de coco

1 coco médio ralado ou raspado

4 ovos

1 colher de sopa de canela em pó

1 colher de sopa de fermento para bolo

½ colher de chá de cravo da índia em pó

1 folha de bananeira (para assar o bolo)

Modo de preparo:

Bata os ovos com o açúcar na batedeira até obter um creme fofo, desligue, adicione a puba e todos os outros ingredientes. Mexa com um pão duro, ligue a batedeira e bata por mais 5 minutos, reserve. Corte do meio da folha da bananeira 2 partes da folha, limpe com álcool o lado brilhante da folha e arrume-as em uma forma sobrepondo-as, despeje a massa do bolo e dobre as bordas das folhas formando um pacote. Leve para assar em forno médio preaquecido por aproximadamente 50 minutos.

Massa puba

Ingredientes:

1 kg de mandioca

1 e ½ litro de água

Modo de preparo:

Descasque a mandioca, lave e corte em pedaços, retirando a fibra central. Bata a mandioca no liquidificador aos poucos com a água. Acomode todo o líquido obtido em um pote de vidro ou vasilha de louça, cubra e deixe fermentar por 4 a 5 dias. Passado o tempo indicado, mexa a puba ainda na vasilha em que foi posta para fermentar. Prenda um pano de prato novo de tecido de saco sobre uma peneira, despeje a puba e deixe escorrer todo o líquido. Ainda sobre a peneira, lave a puba duas vezes com água potável limpa, deixando o líquido escorrer a cada lavagem. Pegue pequenas porções da massa, ponha em um guardanapo ou outro tecido seco e torça para remover todo o líquido. Está pronta para o preparo do bolo ou de qualquer outra receita.

Dicas:

Caso não use a massa logo após prepará-la, guarde-a na geladeira por uma semana ou congelada por até dois meses. Você pode adquirir a massa pronta nas feiras livres ou supermercados, o problema é que na maioria dos casos, a puba pronta é amarga ou tem cheiro forte de fermentado, o que pode arruinar sua preparação.

   DSC07269    DSC07266

Your image is loading...   Boa Festa Junina!
Maria Sônia
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s