Junho é o mês das festas dos santos populares católicos e uma das coisas que mais gosto nessa época é relembrar as brincadeiras, comemorações e receitas da minha infância no campo. Bolos marcam presença nas quermesses e festas juninas em geral, esse de mandioca puba com coco assado na folha da bananeira é uma delicadeza, tradicional e delicioso! Espero que goste!
Bolo de puba
Ingredientes:
700 g de puba (úmida)
350 g de açúcar cristal (usei União)
1 xícara de leite de coco
1 coco médio ralado ou raspado
4 ovos
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento para bolo
½ colher de chá de cravo da índia em pó
1 folha de bananeira (para assar o bolo)
Modo de preparo:
Bata os ovos com o açúcar na batedeira até obter um creme fofo, desligue, adicione a puba e todos os outros ingredientes. Mexa com um pão duro, ligue a batedeira e bata por mais 5 minutos, reserve. Corte do meio da folha da bananeira 2 partes da folha, limpe com álcool o lado brilhante da folha e arrume-as em uma forma sobrepondo-as, despeje a massa do bolo e dobre as bordas das folhas formando um pacote. Leve para assar em forno médio preaquecido por aproximadamente 50 minutos.
Massa puba
Ingredientes:
1 kg de mandioca
1 e ½ litro de água
Modo de preparo:
Descasque a mandioca, lave e corte em pedaços, retirando a fibra central. Bata a mandioca no liquidificador aos poucos com a água. Acomode todo o líquido obtido em um pote de vidro ou vasilha de louça, cubra e deixe fermentar por 4 a 5 dias. Passado o tempo indicado, mexa a puba ainda na vasilha em que foi posta para fermentar. Prenda um pano de prato novo de tecido de saco sobre uma peneira, despeje a puba e deixe escorrer todo o líquido. Ainda sobre a peneira, lave a puba duas vezes com água potável limpa, deixando o líquido escorrer a cada lavagem. Pegue pequenas porções da massa, ponha em um guardanapo ou outro tecido seco e torça para remover todo o líquido. Está pronta para o preparo do bolo ou de qualquer outra receita.
Dicas:
Caso não use a massa logo após prepará-la, guarde-a na geladeira por uma semana ou congelada por até dois meses. Você pode adquirir a massa pronta nas feiras livres ou supermercados, o problema é que na maioria dos casos, a puba pronta é amarga ou tem cheiro forte de fermentado, o que pode arruinar sua preparação.
