Caroços de jaca acebolados

Poucas pessoas sabem mas, os caroços da jaca são comestíveis. As propriedades são semelhantes às da polpa, entre elas, alta concentração de ferro e de complexo B, prevenindo anemia e mantendo o bom funcionamento do metabolismo. Cozidos, os caroços são mais saborosos que o pinhão, de sabor mais delicado e textura bem macia. Colhidos com a fruta ainda não madura por completo, têm sabor neutro, indicados para o preparo de receitas salgadas, já os caroços das jacas maduras, são mais indicados para receitas doces. No momento em que você experimentar, vai aprovar com certeza!

Ingredientes:

Caroços de 1 jaca pequena

2 litros de água

1 colher de sopa de sal

½ xícara de azeite

1 cebola grande picada

½ maço de coentro e cebolinhas

Modo de preparo:

Após retirar a polpa dos bagos da jaca, reserve os caroços colocando-os em um bowl com água, em seguida, esfregue-os bem e escorra descartando a água. Ponha os caroços em uma panela de pressão, adicione os 2 litros água e o sal. Leve para cozinhar por 30 minutos após a panela pegar a pressão, passado o tempo indicado, retire a panela do fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Escorra sobre uma peneira e quando resfriar um pouco, remova a película que envolve cada caroço, depois de todos limpos, leve ao fogo uma caçarola com o azeite e a cebola, refogue, adicione os caroços e o cheiro verde picado, mexa e cozinhe por mais alguns minutos. Estão prontos para serem servidos, quentes ou mornos.

   DSC07449   DSC07435

Surpreenda-se

Maria Sônia

Anúncios

4 pensamentos sobre “Caroços de jaca acebolados

  1. Já fiz algumas coisas com caroços de jaca. Tive uma empregada, Zedilva, que é baiana e me ensinou a cozinhá-los. Fiz farinha, farofa, bolo, mas não assim. Vou experimentar na próxima vez. Parecem muito bons.

    • Olá Vera, que bom que você já conhecia, essa versão é muito boa mesmo. Eu também vou experimentar uma receita de bolo, será a próxima que farei assim que tiver oportunidade! Abraços, obrigada pelo comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s