Pipoca fitness (light)

A pipoca apresenta propriedades benéficas à nossa saúde, possui antioxidantes, amido resistente e fibras, além de não conter glúten. As versões industrializadas são muito calóricas e estudos apontam a presença de substâncias cancerígenas nelas. Fazer em casa é a melhor opção. Aprenda a preparar na panela sem adição de qualquer tipo de gordura, apenas milho e água! Essa receita tem cerca de 130 calorias e rende três porções generosas.

Ingredientes:

¾ xícara de milho para pipoca

½ de xícara de água

Modo de preparo:

Ponha o milho e a água em uma panela, leve ao fogo alto com a panela destampada até secar toda a água. Reduza o fogo e mexa o milho com uma colher até dourar bem os grãos (veja na foto). Tampe a panela e agite-a continuadamente até estourar por completo.

Dicas:

  • O tempo de preparo costuma ser maior do que quando adicionamos óleo ou margarina, que fazem aumentar o calor, permitindo que a pipoca fique pronta com mais rapidez.
  • Como os grãos “cozinham” um pouco, a pipoca fica bem saborosa e necessita de menos sal, de qualquer maneira, como ela fica sequinha, o sal não adere com facilidade.
  • Se você tem o hábito de preparar muita pipoca, guarde os grãos que não abrirem. Armazene-os na geladeira até obter uma quantidade razoável e faça com eles um fubá de milho torrado. Para isso, leve-os ao fogo em uma panela para perderem a umidade da geladeira e bata os grãos aos poucos no liquidificador. Sirva o fubá com frutas ou até com o delicioso feijão do dia a dia.

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Melhor é impossível!

Maria Sônia

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5 pensamentos sobre “Pipoca fitness (light)

    • Eu não posso dizer o mesmo Milena. Rs. pois gosto de pipoca feita de qualquer jeito: com bacon, na água, com chocolate, doce, etc. Obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

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