Conserva de berinjela

Conservas são práticas para serem servidas nos dias de pressa. As industrializadas, no entanto, são pouco saudáveis por conter grandes quantidades de sódio. Prefira as preparações caseiras! Aprenda a receita de uma conserva simples de berinjela!

Ingredientes:

10 berinjelas pequenas

1 colher de sopa de açúcar

3 xícaras de vinagre de vinho branco

1 dente grande de alho

1 folha grande de louro

1 colher de chá de pimenta do reino em grão

1 colher de chá de folhas de orégano fresco

2 colheres de sobremesa de sal

¼ de xícara de azeite

1 vidro com tampa limpo e esterilizado

Modo de preparo:

Providencie um vidro e certifique-se de que ele comporta a sua conserva. Limpe-o e esterilize por 10 minutos, contando após começar a fervura. Para esterilizar, coloque o vidro em cima de sua tampa coberto com água em uma panela destampada. Enquanto isso, lave e retire os talo e fundos das berinjelas e com um palito de churrasco faça um furo do talo até o fundo das mesmas. Leve ao fogo uma panela com ½ litro de água e o açúcar e deixe ferver, quando estiver fervendo, adicione as berinjelas e cozinhe por 5 minutos, marcando o tempo após a fervura, escorra-as dispensando a água da cocção e reserve. Retire o vidro da panela em que foi esterilizado com cuidado para não se queimar e coloque-o sobre uma tábua, mantendo a água na panela. Arrume as berinjelas no vidro, leve ao fogo uma panelinha com o vinagre e o restante dos ingredientes, menos o azeite, deixe ferver. Quando ferver, despeje o vinagre no vidro, acabe de encher o vidro com o azeite deixando 3 cm da borda livres. Seque a tampa do vidro com papel toalha, e feche-o bem, volte o vidro para a panela na mesma água em que foi esterilizado e ferva em fogo baixo por 20 minutos, desligue o fogo e mantenha o vidro na panela até esfriar. Seque o vidro e guarde-o em lugar seco e sem luminosidade por no mínimo 2 meses e no máximo 6 meses.

Dicas:

É importante deixar o espaço vazio na borda do vidro, caso contrário, quando esquentar durante o tempo em que estiver pegando o vácuo, o azeite vazará. Caso não encontre pequenas berinjelas, corte em fatias grossas. Não coloque o vidro recém tirado da fervura diretamente sobre o mármore, ele quebrará.

   DSC07287   DSC07294

   DSC07042

Pequenas no tamanho e grandes no sabor!

Maria Sônia

Anúncios

Um pensamento sobre “Conserva de berinjela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s