Sorvete de fruta pão

Há dois tipos de fruta-pão: uma cuja polpa não é comestível que possui sementes comestíveis e outra, sem sementes, conhecida como fruta-pão de massa. Madura pode ser consumida in natura ou usada para preparar receitas geralmente doces como mingau, sorvete, bolo, pão etc. Quando verde, é usada cozida, servida com manteiga ou em receitas salgadas. Conhecida como superalimento, possui grande quantidade de proteínas e de carboidratos, apresentando baixo teor de gorduras. Rica em vitaminas do complexo B e em cálcio. Experimente o sorvete! Ganhei esta fruta de Dona Helena Buíque, em uma breve viagem que fiz a Pernambuco. Por lá se encontra estes frutos com facilidade, já em São Paulo, só em mercados municipais a preços bem elevados.

Ingredientes:

1 fruta pão média madura

1 caixinha de creme de leite de soja ou comum

¾ de xícara de açúcar ou de mel

Modo de preparo:

Lave a fruta, corte-a ao meio, remova a polpa com o auxílio de uma colher e bata no liquidificador com o açúcar e o creme. Leve para gelar por umas 2 horas, passado o tempo indicado, ponha o sorvete no bowl da batedeira e bata por uns 10 minutos. Leve de volta ao freezer até que esteja bem gelado.

   DSC07599   DSC07603

   DSC07592   DSC07594

   DSC07598

Macio e docinho!

Maria Sônia

Anúncios

8 pensamentos sobre “Sorvete de fruta pão

    • Olá Lili, a fruta deve ser fervida em água que será descartada, só então é batida com outra água para obter o suco. Caso não passe por esse procedimento, o suco ficara escuro.
      Peso que leia a receita com atenção antes de ser executada, assim, obtém um resultado satisfatório e evita danos ao liquidificador, etc.. Abs, Maria Sônia.

  1. Na minha casa tem um pé enorme bota em grande quantidade como cozida com carne de sol ou queijo é uma delicia ,Hoje vi a receita do sorvete então fiz com as que ficaram maduras ficou otimo.

    • Olá Rita, que sortuda você é! Rs. Por aqui é bem difícil de encontrar, como cozida quando viajo ao Nordeste, pra minha felicidade! Rs. Muito obrigada pelo comentário, fico contente que você esteja se refrescando com essa delicia! Abs, Maria Sônia.

  2. Puxa Sônia, tenho a maior curiosidade sobre esta fruta desde criança quando lí sobre sua existência em um livro de aventuras… Nunca vi nem comi, parece que há árvores dela na prça de Parati. Seria o máximo… paraíso de piratas e escritores teria que ter esta comida mágica. Obrigada por me lembrar.

    • Olá, Fátima! Fico feliz por ter despertado essa lembrança boa em você! Espero que tenha a oportunidade de encontrar a versão de massa (comestível) e de experimentá-la, pois, é muito saborosa! Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s