Farofa de içá

A tanajura é a fêmea da formiga saúva. Costumam aparecer e serem colhidas no fim do ano (entre outubro e dezembro), justamente quando saem aladas para acasalar. A safra é rápida e logo elas desaparecem, formando novas colônias com as ovas que contêm em seu abdome expandido. O exato momento da saída ocorre geralmente em dias quentes após uma chuva com trovoada. Ao serem colhidas, é comum colocá-las em um balde com água e sal, para que elas não escapem. Eu, quando pequena, costumava colher içá, não é fácil, pois elas mordem muito. Não sei se as crianças ainda costumam brincar de colher tanajuras atualmente, normalmente a temporada é um acontecimento. Foi usando meus instintos de coletora que cultivei o gosto por essa iguaria cujo consumo advém da cultura indígena. Aprenda a preparar uma deliciosa farofa de içá!

Ingredientes:

2 xícara de tanajuras

1 xícara de farinha branca de mandioca

Sal

Manteiga de garrafa

Modo de preparo:

Torre as tanajura em um tacho com um pouco de sal até que estejam crocantes, retire do fogo e deixe esfriar. Depois de frias, remova a cabeça de todas elas, volte-as para o tacho, adicione manteiga na quantidade desejada e torre mais um pouco mexendo sempre sem deixar queimar. Em seguida, separe as partes superiores dos tórax reservando as partes inferiores, bata os superiores no liquidificador com a farinha, ponha a farofa obtida em um bowl, junte os abdomes inferiores das tanajuras reservados e sirva como aperitivo ou acompanhamento.

   DSC06968   2015-02-14 08.42.25

Prato exótico e saboroso!

Maria Sônia

Anúncios

2 pensamentos sobre “Farofa de içá

    • O sabor é único, quem tem coragem de provar não costuma se arrepender! Caso tenha a oportunidade de experimentar, não pense duas vezes, Vera! Obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s