Geleia de fruta de palma (figo da Índia)

Fruta conhecida e apreciada em regiões semiáridas, o figo da Índia ou fruta de palma, possui polpa suculenta e bem doce, sua geleia tem sabor semelhante ao do doce de abóbora. Vale a pena enfrentar seus espinhos afiados para provar de seu sabor. Cada fruta, que se perde em alguns municípios de nosso País, chega a custar R$ 5,00 em São Paulo. Contém grande quantidade de ferro, vitamina A e fibras. Experimente!

Ingredientes:

12 frutas de palma grandes

2 xícaras de água

O mesmo peso das frutas em açúcar

Pectina da casca de 5 maracujás pequenos (Veja receita aqui: https://mariamestrecuca.wordpress.com/tag/pectina-da-casca-do-maracuja/)

Modo de preparo:

Lave as frutas (com cuidado, pois, elas podem conter espinhos) e leve-as para cozinhar em uma panela de pressão com 2 xícaras de água, depois de cozidas e frias, passe-as por uma peneira para remover as sementes e reserve. Despeje em uma panela, de preferência de inox, a pectina e a polpa reservada, adicione o açúcar e leve ao fogo mexendo de vez em quando até obter a consistência desejada.

Dicas:

As frutas da palma contêm espinhos bem finos, por isso devemos ter cuidado ao retirar as frutas do cacto, usar luvas e pegar nas frutas nos espaços entre os espinhos, caso contrário, mesmo usando luvas, os espinhos penetrarão nos dedos. Da mesma maneira, devemos ficar atentos ao lavar as frutas, retirando os espinhos com o auxílio de uma faca ou de uma escova dura (isso se faz necessário quando as colhemos, quando compramos, já estão sem os espinhos).

   2015-02-21 11.10.38   2015-02-14 09.52.07

   2015-02-14 08.39.59

Exótica e muito saborosa!

Maria Sônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s