Beiju de mandioca

Beiju é a receita mais básica preparada à base de mandioca. O sabor é delicioso e ele pode fazer parte do café da manhã ou das refeições principais, o que irá depender do recheio adicionado.

Ingredientes:

1 kg de mandioca

Sal a gosto

Modo de preparo:

Descasque, lave e rale a mandioca em um ralo bem fino ou bata aos poucos no liquidificador até obter uma massa. Pegue um pano de prato limpo, ponha pequenas porções da massa e esprema para retirar todo o líquido. Coloque a massa em um bowl, adicione o sal e esfarele a massa entre as mãos. Leve ao fogo baixo uma frigideira teflonada sem untar, ponha uma porção da massa, arrume as bordas com o auxílio de um garfo e asse até dourar de ambos os lados, repita o processo com as outras porções. Rendimento: 5 beijus grandes.

Dicas:

Aqui em casa os beijus foram servidos com manteiga. Mas você pode servi-los com carne seca desfiada, queijo coalho assado ou com o que preferir! Caso queira fazer os beijus pequenos, ponha um aro de cortar massa sobre a frigideira, coloque pequena porção de massa dentro, retirando o aro quando estiver assado o primeiro lado.

   DSC07533   DSC07532

   DSC07541

Gostinho do Nordeste!

Maria Sônia

Anúncios

10 pensamentos sobre “Beiju de mandioca

  1. Eu posso usar a massa de mandioca que compro jà pronta.Porque aqui em Recife massa pronta de goma é diferente da massa de mandioca.aqui a goma é branca e a mandiocaé um pouco mais escura.

    • Pode sim Vilma. Aqui em são Paulo, também encontramos a massa para beiju nas feiras livres. Não sei se igual como a que preparo em casa, pq não costumo compra já pronta. Muito obrigada pelos comentários. Abs, Maria Sônia.

    • Olá, Vilma. A macaxeira São as apropriadas para serem cozidas, existem várias espécies, com entre cascas rosa, amarelada, branca e não são amargas como a mandioca que são usadas para fazer a farinhas de mandioca. Abs, Maria Sônia.

  2. Adorei a receita, eu só achava com goma. O bejú verdadeiro é com a macaxeira ralada, lembro da minha mãe fazendo no fogão de lenha, ela colocava côco raldo misturado a massa, eu adorava comer tomando café. Obrigada por compartilhar sua receita . bjs

    • Oi, Josilene. Que bom que você gostou da receita. Com certeza, adicionar coco fresco ralado, não seria nada mal. E fica a critério de cada um, acrescentar a essa receita básica; coco, servir com recheios doces ou salgados, não é mesmo? Muito obrigada pelo comentário. Abs, Maria Sônia.

  3. Usando a mandioca, nós temos uma panqueca rica em seus nutrientes. Eu não ralo. Depois de cortar em pedaços, bato no liquidificador. A massa fica bem fininha. Perfeita.

    • Realmente é uma delícia e além de gostoso é saudável. Eu costumo preparar em casa, tanto a goma que adquiro seca e molho na hora em que vou usar, quanto a massa do beiju, só que para este, tenho que ralar a mandioca. Mas vale a penas. Obrigada pelo comentário, volte sempre! Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s