Bolo especial de nozes

É chegada a data mais mágica do ano: o Natal! Época de reunir a família e amigos, compartilhar presentes e momentos! Nesse dia especial, a sobremesa deve estar à altura. Bolo de nozes recheado com ganache e coberto com chantilly é a escolha certa que agradará a todos!

Massa

Ingredientes:

2 e ½ xícara de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

5 ovos

100 g de margarina em temperatura ambiente

1 colher de sopa de fermento em pó

150 g de nozes

120 ml de água

Modo de preparo:

Bata o açúcar com as gemas e a margarina na batedeira até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a farinha, o fermento, as nozes bem trituradas ou batidas no liquidificador e a água e bata por mais 3 minutos. Adicione manualmente as claras batidas em ponto de neve. Ponha a massa do bolo em uma forma de aro untada com margarina e forrada com papel manteiga. Leve para assar em forno médio preaquecido por aproximadamente 40 minutos, retire do forno e deixe esfriar.

Recheio

Ingredientes:

500 g de chocolate meio amargo (usei Harald)

400 ml de creme de leite

50 g de nozes bem trituradas

2 colheres de sopa de conhaque (opcional)

Modo de preparo:

Pique o chocolate, ponha-o em um bowl de inox e leve ao fogo em banho-maria, mexendo de vez em quando. Depois de derretido, adicione os outros ingredientes, misture bem, coloque em outra vasilha, cubra com papel filme de modo que o papel fique em contato com o ganache e leve à geladeira por 2 horas.

Cobertura e finalização

Ingredientes:

200 ml de Chanty Mix Amélia

50 g de nozes picadas

1 xícara de refrigerante de guaraná

3 colheres de sopa de conhaque (opcional)

Modo de preparo:

Bata o chantilly com essência de baunilha na batedeira de acordo com as instruções do fabricante até obter o ponto desejado.

Montagem:

Corte o bolo em três fatias iguais, ponha uma das fatias sobre o prato em que for servir, umedeça-a com parte do guaraná misturado com o conhaque, recheie com metade do ganache, repita o processo com as outras fatias. Leve o bolo à geladeira por 30 minutos. Passado o tempo indicado, retire-o da geladeira, cubra toda a superfície do bolo com metade do chantilly (a outra metade do chantilly deve ser colocada em um saco de confeiteiro e mantida na geladeira) e leve-o de volta para a geladeira por mais 30 minutos. Em seguida, finalize o bolo com o restante do chantilly reservado e as nozes picadas. Leve de volta à geladeira até a hora de servir.

Dicas:

Caso opte por servir o bolo em taças, proceda a montagem das taças como indicado para o bolo, finalizando com chantilly, nozes ou cerejas a gosto.

Bati o chantilly sem adição de açúcar, pois, gosto de sobremesas não excessivamente doces. Você pode adicionar ½ xícara de açúcar ou ½ lata de leite condensado se desejar.

   DSC07776      DSC07802

   DSC07773

Feliz Natal!

Maria Sônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s