Geleia de cidra com abacaxi

A cidra é uma fruta pouco conhecida pelos brasileiros in natura, é comum encontrarmos na forma cristalizada. Aprenda a preparar uma maravilhosa geleia que combina essa fruta com o abacaxi!

Ingredientes:

1 cidra de 1,2 kg

1 abacaxi médio

½ litro de água

500 g de açúcar cristal

Canela ou cravo a gosto

2 litros de água para cozinhar a cidra

Modo de preparo:

Com o auxílio de uma faca de serra, raspe a superfície da cidra, corte-a em quatro partes, remova a polpa e pique a entrecasca em pequenos pedaços. Ponha água, o suficiente para cobrir toda a fruta, em uma vasilha e deixe de molho durante 4 dias trocando a água diariamente. Passado o tempo indicado, leve a cidra para cozinhar por 10 minutos em 2 litros de água. Em seguida, escorra dispensando a água e reserve a cidra. Descasque o abacaxi removendo apenas uma casca bem fina, retire os picos escuros, corte-o em pedaços e bata no liquidificador com o ½ litro de água. Com o suco adquirido, bata a cidra reservada, ponha o batido em uma panela, adicione o açúcar e leve ao fogo para cozinhar até obter o ponto desejado.

Dicas:

A cidra é uma fruta bastante amarga, por este motivo é que se pede para deixá-la em água por tanto tempo, assim, eliminamos todo o amargor ou quase todo. Portanto, se você gosta do amargo dessa fruta, deixe-a de molho por menos tempo. Essa geleia costuma salpicar bastante durante a cocção, para evitar queimaduras, cubra a panela com um pano de prato limpo e bem umedecido, prendendo as pontas do mesmo na alça da panela de forma a não alcançar as labaredas do fogo.

   DSC07742   DSC07741

   DSC07725   DSC07731

Experimente!

Maria Sônia

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s