Tabletes de chocolate caseiros

O dia das mães é uma data bem explorada comercialmente. O mercado procura atrelar a demonstração de afeto aos presentes materiais, mas toda mãe sabe que o importante é ter os filhos perto de si. Todavia, alguns mimos, nesta data e em outras ocasiões, vão bem. Que tal você mesmo preparar deliciosos tabletes de chocolate para presenteá-la? Surpreenda com estes chocolates caseiros, ela irá amar, acredite! São três irresistíveis opções para as mamães!

Ingredientes:

300 g de chocolate meio amargo (usei Harald)

50 g de avelãs sem pele e torradas https://mariamestrecuca.wordpress.com/2015/08/09/torta-de

50 g de sementes de cacau sem pele e torradas https://mariamestrecuca.wordpress.com/tag/como-preparar-o-chocolate-em-po-com-as-sementes-do-cacau/

150 g de chocolate branco

50 g de trufa de figo (receita aqui: https://mariamestrecuca.wordpress.com/2016/03/22/bolo-de-chocolate-com-figo/)

Modo de preparo:

Tablete de chocolate meio amargo com avelãs torradas

Derreta o chocolate de acordo com as indicações da embalagem. Coloque chocolate nas formas escolhidas sem enchê-las por completo, adicione as avelãs, bata as forminhas levemente sobre o mármore ou mesa (para retirar possíveis bolhinhas de ar) e leve à geladeira por uns 2 minutos. Verifique se o chocolate já endureceu, se já estiver endurecido, emborque a forma sobre um papel manteiga e mantenha na geladeira até que a forma esteja opaca. Então, retire a forma da geladeira e desenforme o chocolate sobre o papel manteiga.

Tablete de chocolate meio amargo com nibs de cacau

Proceda o preparo do chocolate (temperagem) como indicado acima. Em seguida, adicione as sementes de cacau picadas ou trituradas grosseiramente ao chocolate derretido. Despeje nas forminhas escolhidas e siga o restante do passo a passo como no primeiro preparo.

Tablete de chocolate branco recheado com trufa de figo

Prepare a trufa e reserve-a na geladeira. Derreta o chocolate como nos preparos anteriores. Despeje-o na forma, bata-a levemente sobre o mármore ou mesa, entorne o excesso de chocolate de volta à vasilha de modo a formar uma “casquinha” de chocolate na forma, limpe as bordas e leve à geladeira por 5 minutos. Retire a forma, recheie com a trufa deixando uma borda de ½ cm, acabe de preencher com chocolate, limpe a borda e leve novamente à geladeira. Observe quando o chocolate endurecer, emborque a forma, desenformando o chocolate só quando a forma se apresentar opaca.

Dicas:

  • Depois que desenformar os chocolates, deixe-os secar por uns 30 minutos antes de embrulhá-los, seja em papel chumbo ou em saquinhos para presente.
  • Você pode preparar os chocolates com bastante antecedência e guardá-los em isopor (por até 30 dias), assim evitará a pressa.
  • Caso não ache formas com formatos bacanas para tabletes, use tupperwares plásticos de material flexível, o resultado pode ser bem legal.

   dsc08077   dsc08063

Feliz Dia das Mães!

Maria Sônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s