Berinjela recheada vegetariana

A carne de soja substitui satisfatoriamente a carne bovina moída em várias receitas, nesta, ela é usada como recheio de berinjela ao forno. O segredo de fazer com que a carne de soja fique saborosa é escaldá-la bem ao deixar de molho e usar bastantes temperos e condimentos. Fica uma delícia!

Ingredientes:

4 berinjelas médias

1 e ½ litro de água

1 colher de sopa de sal

1 xícara de carne de soja moída (PTS)

1 xícara de molho de tomate (dê preferência ao caseiro: https://mariamestrecuca.wordpress.com/2013/06/13/molho-de-tomates/)

1 cebola grande

1 dente de alho

½ colher de sopa de sal

5 colheres de sopa de azeite

Orégano e salsinha a gosto

Modo de preparo:

Coloque a carne de soja para hidratar em ½ litro de água por 1 hora, trocando a água por água fervente depois de 30 minutos. Lave as berinjelas, corte-as ao meio no sentido do comprimento e adicione-as imediatamente em um bowl contendo água com sal (1 e ½ litro de água e a colher de sopa de sal). Em seguida, com o auxílio de uma colher, remova a polpa das berinjelas, deixando cerca de 2 cm de polpa na casca, mantenha polpa e cascas na salmoura. Leve ao fogo uma panela com água, quando ferver, junte ½ colher de sopa de sal e as cascas das berinjelas, branqueie por 3 minutos, escorra a água, arrume as cascas em uma forma de alumínio ou em um refratário e reserve. Corte metade da cebola em meia lua, coloque em uma panela junto com o alho picadinho e 2 colheres do azeite, refogue e adicione as polpas das berinjelas picadas e sem excesso de água, adicione molho de tomate e orégano, mexa e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 10 minutos, retire do fogo e reserve. Escorra a carne de soja sobre uma peneira, pegue porções com as mãos e aperte bem retirando todo o excesso de líquido. Coloque a carne de soja em um bowl, adicione o restante do azeite, a outra metade da cebola bem picadinha, orégano, salsinha e pimenta a gosto. Mexa e misture com a polpa refogada e recheie as berinjelas, adicione queijo. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao fogo por uns 20 minutos, remova o papel e deixe por mais 15, retire do forno e sirva.

Dicas:

Para uma receita totalmente livre de ingredientes de origem animal, utilize queijo vegano no lugar do convencional (https://mariamestrecuca.wordpress.com/2016/01/29/queijo-vegano/).

DSC07981

Your image is loading...
Sem igual!
Maria Sônia

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s