Gengibre cristalizado

Adoro o sabor único do gengibre e só por este motivo esta receita já valeria a pena, mas essa raiz tuberosa ainda tem diversas propriedades como ação bactericida, anti-inflamatória e termogênica além de auxiliar os sistemas respiratório, circulatório e digestivo. Pode ser usado in natura, em infusões, como condimento ou, como sugiro, cristalizado. Aproveite!

Ingredientes:

1 kg de gengibre

2 litros de água

1 kg de açúcar cristalizado

500 ml de água para a calda

Modo de preparo:

Com o auxílio de uma faca sem serra ou com as costas de uma faca serrada, raspe os gengibres e vá colocando-os em um bowl com água. Em seguida, corte todos em rodelas de mais ou menos 0,5 cm, mantendo-os na água. Quando terminar, escorra e coloque o gengibre em uma panela, adicione 1 litro de água e leve ao fogo até ferver. Escorra dispensando a água e repita o processo com mais um litro de água. Volte o gengibre para a panela e adicione o açúcar e a água para a calda, leve ao fogo, quando ferver, reduza o fogo e cozinhe até a calda ficar em ponto de bala mole. Coloque uma peneira de metal (a de plástico pode derreter devido à alta temperatura) sobre um bowl de louça ou vidro e despeje o gengibre, mantenha-o na peneira até secar. Quando seco guarde-o em vidro e mantenha bem fechado.

Dicas:

  • Durante a cocção não mexa no gengibre, apenas chacoalhe a panela de leve de vez em quando.
  • Caso prefira um sabor final menos picante, depois de fatiar o gengibre, mantenha-os na água de um dia para o outro, trocando a água algumas vezes.
  • Quando a calda começa a criar bolhinhas de ar está no ponto correto.
  • É claro que você não precisa preparar 1 kg de gengibre cristalizado, se quiser menor quantidade, reduza proporcionalmente todos os ingredientes.

   dsc08121   dsc08112

   dsc08109

Delicioso!   

Maria Sônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s