Quiche Lorraine

Esta torta é um clássico, conhecida mundialmente! Caso nunca tenha experimentado, aproveite a receita passo a passo para prepará-la e deliciar-se e, se já provou, acredite que é fácil fazê-la em casa, fica simplesmente uma delícia!

Massa brisée

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo

½ colher de sopa de sal

300 g de margarina (usei Amélia)

1 ovo grande

Aproximadamente 100 ml água em temperatura ambiente

Modo de preparo:

Peneire a farinha com o sal sobre um bowl, adicione a margarina e com o auxílio de um garfo mexa até obter uma farofa. Vá adicionando aos poucos o ovo misturado com a água, amassando com a mão, sem sovar, até obter uma massa lisa. Faça uma bola com a massa, embrulhe com papel filme e mantenha-a na geladeira até a hora em que for utilizá-la. Quando for usá-la, divida-a em 2 partes, abra uma parte sobre uma superfície seca no formato de um círculo com diâmetro de 30 cm, forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo falso (a forma deve estar forrada com papel manteiga), faça furos com um garfo em todo o fundo, disponha fatias de bacon e reserve.

Recheio

Ingredientes:

4 ovos

200 g de bacon com pouca gordura

150 g de queijo Emmental

150 g de queijo Gruyère

200 ml de leite ou creme de leite

½ colher de café de noz-moscada ralada na hora

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo e montagem:

Coloque os ovos em um bowl, adicione o leite/ creme de leite, a noz-moscada, a pimenta e misture bem, adicione os queijos e mexa novamente, recheie a torta. Leve para assar em forno médio preaquecido até que a torta esteja dourada, para verificar se estar pronta, introduza uma faca ou palito de churrasco, se sair limpo, tá pronta. Tire do forno e sirva quente.

Dicas:

  • A receita de massa dada acima rende duas tortas médias ou uma grande, nesse caso, duplique a quantidade de recheio.
  • Você pode congelar essa torta depois de pré-pronta por até 2 meses. Deixando-a descongelar na geladeira de um dia para o outro antes de aquecer.
  • A quiche suíça tradicional não leva bacon nem noz-moscada, mas acho que esses dois ingredientes combinam perfeitamente com essa receita.
  • Você pode comprar os queijos de marcas nacionais, indico, no caso, a marca Quatá.

   dsc01489   dsc01478

   dsc01481   dsc01490

Bom apetite!

Maria Sônia

Anúncios

4 pensamentos sobre “Quiche Lorraine

  1. A massa brisée se faz sempre sem ovo. Acho que aquela massa é uma variação daquela chamada “pâte à tarte” (massa para tarta). Mais tudo bem, eu adoro todo tipo de tartas e variações ! 🙂

    • Obrigada pelo comentário. Tenho 2 variações dessa massa tanto doce quanto salgada e todas levam ovos e o mais interessante é que são receitas bem antiga de um livro que ganhei de Portugal. Mas vendo releituras de algumas receitas, encontra-se massa bem amanteigada chamadas de brisée. Só que dependendo dos tipos de recheios que introduzimos essas receitas amanteigadas costumam rachar, principalmente a versão doce, quando são recheadas com frutas cruas. Abs, Maria Sônia.

      • Interessante! A minhas receitas francesas vem de um livro de receitas tradicionais francês “Tante Marie” é muito conhecido lá na França. Mais fazendo pesquisas na Internet eu vi que de fato existem muitas variantes da massa brisée. Em fim, quem sabe qual é a original? O mais importante è o resultado ao gosto de cada um! Abs, Noelia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s