Torta light de amora

Nessa época do ano, saio de casa munida de sacola plástica e paciência e colho as amoras maduras dos inúmeros pés generosos que povoam a vizinhança. Se você, como eu, tem essa felicidade, não deixe de provar esta torta de amoras com teor reduzido de açúcar!

Massa

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo

200 g de margarina

1 colher de açúcar União fit

½ colher de café de sal

2 colheres de sopa de água gelada

Modo de preparo:

Peneire a farinha junto com o açúcar e o sal sobre um bowl, adicione a margarina em temperatura ambiente e mexa com o auxílio de um garfo até obter uma farofa, dispense o garfo, adicione a água misturando com a mão sem sovar. Faça uma bola com a massa, cubra com papel filme, guarde na geladeira por no mínimo meia hora. Abra a massa com as mãos dentro de uma forma de fundo falso, forrando o fundo e as laterais da forma até o meio. Cubra a massa com papel alumínio e, sobre o alumínio, coloque milho comum (não pode ser milho de pipoca) ou grãos de feijão para que a massa asse sem deformar. Asse a massa em forno médio por 25 minutos. Retire do forno, deixe amornar e desenforme. Recheie, deixe esfriar por completo, finalize com 100 ml de chantilly batido e amoras frescas, leve para a geladeira até a hora de servir.

Recheio

1º creme

Ingredientes:

300 ml de leite desnatado

½ casca de um limão (só a parte verde)

6 colheres de açúcar União fit

2 gemas

1 ovo inteiro

½ colher de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de maisena

½ colher de sopa de essência de baunilha

Modo de preparo:

Coloque o leite com a casca de limão para ferver em uma panela pequena, quando ferver, retire do fogo e reserve. No bowl da batedeira, junte o açúcar, as gemas e o ovo inteiro, bata até obter um creme fofo e esbranquiçado, desligue a batedeira e adicione a farinha e a maisena, volte a bater mais um pouco. Dispense a batedeira e adicione o leite aos poucos (remova a casca de limão) mexendo com um pão duro ou espátula, adicione a essência e, em seguida, despeje de volta à panela em que ferveu o leite e cozinhe em fogo baixo, mexendo continuadamente por 10 minutos, retire do fogo, despeje o creme em um bowl pequeno e cubra com papel filme de forma que ele fique em contato com o creme para evitar acúmulo de vapor, reserve.

2º creme

Ingredientes:

2 xícaras de amoras maduras

1 xícara de água

1 caixa de gelatina diet sabor amora

½ xícara de açúcar União fit

2 colheres de sopa de maisena

Modo de preparo:

Lave as amoras, coloque em uma panela, junte todos os outros ingredientes e misture bem. Leve para cozinhar em fogo baixo mexendo continuadamente por uns 10 minutos. Retire do fogo e reserve.

    dsc01550   dsc01548

   dsc01545   dsc01541

Que sabor!

Maria Sônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s