Pão de cebola e torresmo

Este pão é ótimo para ser servido acompanhando sopas ou tábuas de frios. A receita é simples e o resultado é um pãozinho bem saboroso crocante por fora e delicado por dentro.

Torresmo

Ingredientes:

400 g de toucinho sem a pele

Modo de reparo:

Corte o toucinho em cubos pequenos, coloque-os em uma caçarola ou frigideira e leve ao fogo baixíssimo, retirando a gordura que for soltando dos torresmos e colocando-a em uma vasilha de louça. Quando parar de soltar gordura e os torresmos estiverem levemente dourados, aperte-os com o auxílio de uma escumadeira ou colher grande, para retirar todo o excesso de gordura, coloque-os sobre papel toalha e reserve.

Massa

Ingredientes:

550 g de farinha de trigo

1 pacote de creme de cebola

½ colher de sal

50 g de banha (use a gordura que retirou do torresmo)

30 g de fermento fresco para pão

250 ml de leite morno

Metade do torresmo preparado anteriormente triturado

1 clara de ovo e uma colher de sopa de shoyu para pincelar

Modo de preparo:

Em um bowl, peneire a farinha e adicione os ingredientes na sequência dada (por último o fermento diluído no leite). Amasse bem a massa, adicione a metade do torresmo e sove mais um pouco. Cubra o bowl e deixe a massa descansar por 40 minutos. Passado o tempo, divida em 12 porções iguais, boleie os pãezinhos ou molde a seu gosto, passe-os sobre o restante do torresmo, acomode-os em uma forma untada com um pouco de margarina, cubra a forma com plástico ou toalha umedecida e deixe os pãezinhos dobrarem de tamanho, pincele com a mistura de clara e shoyu. Leve para assar em forno preaquecido a 200° até que estejam levemente dourados.

   dsc01729   dsc01731

Espero que goste!

Maria Sônia

Deixe um comentário